6 Iniciativas que vão inspirá-lo a reciclar

Reciclar não é – e não deveria ser – limitado a separar caixas de plástico, lixo eletrônico e latas para colocar no lixo reciclável. Dia 5 de junho é o dia mundial do meio ambiente, pense fora da caixa!

Faça um brainstorm sobre os jeitos criativos de converter ou reutilizar materiais esquecidos, descartados ou inesperados em algo novo e útil! Não sabe por onde começar? Inspire-se por uma (ou todas) essas organizações e iniciativas sustentáveis abaixo.

1. O CENTRO COMERCIAL QUE VENDE ITENS RECICLADOS / UPCYCLED

O ditado “o lixo de uma pessoa é o tesouro de outra pessoa” soa bem em Eskilstuna, na Suécia. A cidade é o lar de um centro comercial, ReTuna Återbruksgalleria, que só vende mercadorias upcycled, recicladas ou sustentáveis. (O nome ReTuna Återbruksgalleria junta a palavra Tuna, que é o apelido da cidade; återbruk, que significa “reutilização” em sueco, e galleria, que significa shopping).

Os clientes podem deixar objetos que não querem ou precisam mais em um depósito de reciclagem específico. Itens que podem ser reparados são consertados e revendidos numa das nove lojas do shopping. Elas oferecem tudo aos clientes, desde móveis para roupas até equipamentos esportivos. Os bens que não podem ser vendidos são doados para instituições de caridade ou reciclados.

2. O SHOPPING QUE ALIMENTA PORQUINHOS COM RESÍDUOS DE ALIMENTOS

O SHOPPING QUE ALIMENTA PORQUINHOS COM RESÍDUOS DE ALIMENTOS

(Fonte: http://mentalfloss.com/article/94632/6-creative-recycling-efforts-around-globe )

O “Mall of America” em Bloomington, Minnesota, é o maior centro comercial do país – e também está competindo pelo título de “mais verde”. Além da iluminação por LED no estacionamento, banheiros eficientes em água e milhares de plantas e árvores purificadoras de ar, o shopping recicla mais de 2400 toneladas de resíduos alimentares por ano via doação dos resíduos para uma fazenda local de porcos.

3. A ONG QUE TRANSFORMA CHINELOS DESCARTADOS NO MAR EM ARTE

Cerca de 8 milhões de toneladas de plástico chegam no oceano cada ano. As latinhas de refrigerante, sacolinhas e lacres plásticos de latinhas não são os únicos itens que poluem as águas e prejudicam animais. Em 1997, a conservacionista marinha, Julie Church, encontrou uma praia no Quênia repleta de chinelos descartados. A Igreja percebeu que crianças faziam brinquedos nos destroços e convenceu mulheres locais a coletar, lavar e transformar os chinelos em objetos de arte coloridos.

Esta iniciativa cresceu em Ocean Sole, um negócio de comércio justo que hoje coleciona os chinelos descartados das praias do Quênia e transforma-os em esculturas de plástico, acessórios e bugigangas. O objetivo do Ocean Sole é reciclar 400.000 chinelos por ano. A organização também oferece oportunidades de negócios para mulheres que vivem em bairros pobres de cidades e áreas costeiras remotas.

4. A EMPRESA QUE TRANSFORMA FRALDAS USADAS EM OBJETOS UTILIZÁVEIS

Fundada em 1989, a Knowaste é uma empresa canadense que recicla fraldas e produtos absorventes higiênicos (AHPs). Eles desenvolveram uma maneira de tirá-los de seus plásticos e fibras, que são usados para fazer produtos como materiais compostos de construção, maca para animais de estimação e tubulação industrial feita de papelão.

5. O PROGRAMA ECOLÓGICO SEM FINS LUCRATIVOS QUE COLETA CABELOS PARA LIMPAR DERRAMAMENTOS DE ÓLEO

Trabalhar em um salão de beleza ou possuir um animal de estimação peludo? Em vez de jogar cabelo cortado no lixo, doe-o para Matter of Trust. O programa ecológico Clean Wave coleta cabelo e pêlos, e usa-os para fazer tapetes absorventes de óleo e barreiras flutuantes de contenção de óleo. As equipes de Hazmat usam estas ferramentas totalmente naturais para limpar derramamentos de petróleo. Já departamentos de obras públicas os utilizam para manter o óleo de motor derramado fora das vias navegáveis.

Além de doações em grande escala de salões de beleza, barbeiros e tosadores de animais, a Matter of Trust também aceita contribuições menores de pessoas físicas. Se você estiver interessado em ajudar, visite o site da Matter of Trust, cadastre-se para participar do programa Excess Access recycling da organização e siga as instruções para doar.

A necessidade de cabelo e pêlos para o programa varia, dependendo do volume de doações recentes. Mas no caso de um derramamento de óleo de emergência, todas as doações são bem-vindas.

(Casos em questão: materiais feitos de cabelo da Matter of Trust foram usados ​​para ajudar a limpar o derramamento de óleo Cosco Busan 2007 na Baía de São Francisco; Derramamento de petróleo BP Deepwater Horizon 2010 no Golfo do México.)

6. A INICIATIVA SEM FINS LUCRATIVOS QUE TRANSFORMA GIZES VELHOS EM NOVOS

A fábrica de gizes Crayola em Easton, Pensilvânia, produz cerca de 12 milhões de gizes de cera por dia. Isto torna muito fácil e barato o despejo de tocos de giz quebrados e desgastados no lixo e a compra de novos. Os gizes são tipicamente feitos de cera de parafina e não são biodegradáveis.

Para evitar manter ferramentas de arte velhas e  entupir aterros sanitários, uma organização sem fins lucrativos chamada The Crayon Initiative coleta gizes indesejados de restaurantes e escolas e derrete-os para fazer novos. Depois, doam os bens reutilizados aos hospitais infantis. Restaurantes familiares e escolas podem encontrar formas de organizar as doações online.

Artigo original publicado pelo Mental Floss