[QuartaSemEscândalo] Por que não reutilizar as garrafas de plástico?

Os impactos que o plástico causa no meio ambiente já são muito conhecidos. Aí alguns pensam: vou comprar bebidas engarrafadas e reutilizar as garrafas depois, assim não prejudico tanto o meio ambiente! Bom, esse pensamento tem alguns problemas que muitos esquecem.

O problema de reutilizar as garrafas

Ao reutilizar as garrafas de plástico, você pode pôr um grande risco a sua saúde. Primeiramente, as garrafas plásticas não são produzidas com o intuito de serem reutilizadas, mas descartadas e de uso único. Quando usadas mais de uma vez, possuem mum grande potencial de acumular bactérias nocivas. Além disso, na fabricação de alguns tipos de plástico é usado um composto químico chamado Bisfenol A (BPA), que interfere no sistema hormonal. Por isso, deve-se evitar utilizar e/ou reutilizar garrafas, copos, pratos e talheres feitos de policarbonato, pois grande parte deles possuem o BPA.

Então eu não posso reutilizar as garrafas?

Será que elas acumulam tantas bactérias assim?

Sim, elas acumulam MUITAS bactérias. Um estudo realizado no Canadá analisou 75 amostras de água de garrafas que alunos do ensino básico utilizaram durante alguns meses e identificou que dois terços das amostras apresentavam níveis bacterianos acima do recomendado. Outro resultado desta pesquisa foi o elevado nível de coliformes fecais (bactérias provenientes de fezes de mamíferos), altamente prejudiciais para a saúde, em 10 das garrafas analisadas.

-Então se eu lavar a garrafinha tá tudo bem?

Não exatamente. Como foi citado anteriormente, o plástico libera substâncias que afetam o sistema hormonal humano. Alguns estudos acerca do PET já demonstraram essas interferências. Por isso, dá uma segurada na sua sede, não é tão horrível assim!

Nunca mais vou reutilizar as garrafas de água!

Da próxima vez que estiver fora de casa, procure bebedouros! Muitos shoppings e centros comerciais possume bebedouros próximos ao banheiro. Assim, você não vai gastar dinheiro, nem poluir o meio ambiente e nem prejudicar sua saúde!

E lembre-se: depois de usar uma garrafa plástica, descarte-a junto com os resíduos recicláveis!

#ReciclagemSemEscândalo #thinkgreen