[QuartaSemEscândalo] E as esponjas de cozinha? São recicláveis?

Uma coisa é certa: enquanto você estiver vivo, haverá louça pra lavar. A questão é: de esponjas de cozinha a produtos de limpeza, como tornar esse processo tão cotidiano mais sustentável e menos agressivo para o planeta?

As vilãs da sua cozinha

Para pra pensar nessa cena: você lá lavando a sua louça como todo dia, ensaboando os pratos e os copos, quando percebe que a esponja já tá toda se despedaçando e que precisa trocá-la. Você joga essa esponja velha no lixo e pega outra no armário para continuar a limpeza da cozinha. Pronto. Simples assim, vida que segue.

Mas, peraí! Sua vida seguiu, mas e essa esponjinha aí foi parar onde? Não trago notícias boas, colega. Essa esponja sintética não é reciclada, nem compostável e vai direto pro aterro sanitário. E aí vão passar centenas de anos, e aquela esponja que você despretensiosamente jogou no lixo ainda vai estar por aí tentando se decompor. Para você ter uma ideia, nenhuma fonte de informação consegue definir o tempo de decomposição da esponja. É até uma ironia, mas este item tão usado para manter a limpeza é um dos mais sujos da sua cozinha!

 

Esponjas de cozinha são recicláveis?

Por que não se recicla as esponjas de cozinha?

Mesmo sendo feitas de plástico, a reciclagem das esponjas de cozinha é extremamente rara porque os plásticos usados na sua produção contém especificidades que dificultam muito a reciclagem. Além disso, ao ser usada na limpeza, ela se torna um “porta-bactérias”, o que também impossibilita o processo. Esse é um ponto importante: por conterem muitas bactérias, a vida útil dessas esponjas é reduzida e se você comprou, é recomendável não utilizá-la por mais de 7 dias.

Então, antes de comprar a próxima esponja, repense. Um produto que será utilizado por 7 dias existirá por tempo indeterminado no planeta. Não será uma compra muito inteligente, muito menos sustentável, não é mesmo? Mas agora vem a boa notícia: existem alternativas para lavar a louça sem produzir lixo! Irra!!! 🤠

 

Esponjas vegetais sustentáveis

Buchas vegetais: as grandes heroínas

Você com certeza conhece a bucha vegetal, mas até hoje achava que ela só era útil para tomar banho. Acertei? Mas agora, veja só que genial, ela vai ser sua esponja para lavar louça também! É só usar igual a esponja de plástico, a diferença é que ela dura uns 2 meses até ficar molinha demais, aí é só colocar na composteira (veja aqui como fazer uma) e, como ela é uma planta, se decompõe naturalmente. Não é incrível? Sem lixo, sem escândalo!

Você pode demorar um pouco a se adaptar, porque essa bucha não é tão densa, então você não precisa molhar com tanta frequência. Ela não risca panelas e é bem mais barata! Você consegue comprar sem embalagem em feiras livres, floriculturas, lojas de produtos naturais ou pode ter a sorte de conhecer alguém que tenha uma plantinha de bucha em casa e te dê algumas de presente. E para mantê-la limpinha sem risco de contaminação, que já é um risco menor que das esponjas plásticas, você pode deixar de molho na água fervente de vez em quando e sempre depois de usar lavar com sabão e deixar secando.

 

gif comemoração

Pode comemorar!

Cozinha 100% sustentável: é possível!

Pode comemorar, porque existem alternativas pra tudo! Para completar essa onda de sustentabilidade na sua cozinha, que tal considerar trocar seu detergente também? Eles são cheios de uma substância chamada lauril sulfato de sódio que fazem um mal danado para nossa pele e para o meio ambiente, além de durar pouco e sempre ter uma embalagem PET pra descartar. Uma ótima opção são os sabões de coco em barra. Mas não basta ter fragrância de coco, procure na composição por óleo de babaçu ou óleo de coco para garantir que são mesmo naturais!

Também tem aquela receita do tempo das nossas avós que dá super certo: vinagre + água. Simples, barato, natural e funciona! Essa sabedoria ancestral foi substituída pela praticidade nos dias de hoje, mas como podemos ver, as consequências desse estilo de vida que se compra nas prateleiras dos supermercados muitas vezes podem ser desastrosas para o meio ambiente.

O que não é o caso das marcas de produtos de limpeza naturais que já estão surgindo no mercado. Eles são livres de petroquímicos, facilmente biodegradáveis, usam matérias-primas de origem vegetal e não fazem testes em animais. Alguns deles já são também engajados com a sustentabilidade e garantem a reciclagem de suas embalagens através do nosso selo eureciclo, como a Positiv.A, a Biowash e a BioZ Green. Você pode comprar pelo próprio site e eles ainda entregam na sua casa!

 

gif calm downRelaxa!

Mudando sem escândalo

Viu como não é tão complicado se tornar mais sustentável? A gente pode começar aos poucos, sem escândalo, um cômodo de cada vez, um hábito de cada vez. Cada pequena mudança evita grandes impactos negativos no planeta. Comece com a gente nessa quarta-feira sem escândalo!

Você também tem seus segredos de limpeza sustentáveis? Alguma receita de vó ou ingrediente mágico que evita impactos ao meio ambiente? Compartilhe sua atitude sustentável nas suas redes e use a hashtag #QuartaSemEscândalo para inspirar cada vez mais pessoas a entrarem para esse movimento! E de quebra, postamos sua dica aqui no blog também! 🙂

Quer ser uma marca mais sustentável com o selo eureciclo?

 

Sou empresa e quero saber mais

 

Fontes: Um Ano Sem Lixo e Ecycle