[QuartaSemEscândalo] Copos plásticos, e eu com isso?

Você costuma usar copos plásticos? Já parou para contar quantos? Só no Brasil são consumidos 720 milhões de copinhos por dia. Já imaginou o impacto disso tudo?

Se empilhados, equivalem a 54.040 km/dia de copos descartáveis. A circunferência da Terra possui 40.075 km. Todo dia, os copinhos do Brasil dariam 1 volta e meia na Terra! A distância até a Lua é de 384.400km, o que quer dizer que eles dariam para ir até a lua e voltar 28 vezes em 1 ano!

Achou chocante?

Ainda tem mais…

Cada copo leva, geralmente, de 250 a 450 anos para se decompor e você leva cerca de 15 segundos para terminar de usar seu copo. Aquele copinho que você usou e descartou rapidamente pode perdurar por mais de 3 gerações. Seus bisnetos teriam nascido e aquele seu copinho ainda existiria em algum lugar inadequado no meio ambiente.

– MAS É MUITO DIFÍCIL PARAR DE USAR COPOS DESCARTÁVEIS, O QUE EU FAÇO?

Na verdade, não é tão difícil assim!

Se no seu trabalho a água e o café são servidos em descartáveis, você pode sugerir o uso de copos e xícaras de vidro ou reutilizáveis.

– Mas é muita gente, quem vai lavar a louça?

Usou, lavou! Simples assim 😉

No caso da água, você pode usar garrafas reutilizáveis, como as squeezes!

– E quando vou em baladas e outros lugares?

Alguns lugares já aceitam servir as bebidas em canecas reutilizáveis que os próprios clientes levam. Já pensou o impacto positivo que uma balada geraria caso não servisse bebidas em copos plásticos?

Sempre que possível, evite os descartáveis. Se realmente não tiver opção, lave ou enxague o copo plástico e descarte-o junto com os recicláveis. 🙂

Toda quarta-feira traremos dicas para viver de forma mais sustentável, mas sem escândalo! 

E aí, vamos tentar uma #QuartaSemEscândalo? Use a hashtag e compartilhe nas redes sociais!

Quer saber quem é a eureciclo? Visite nosso site.