Chicletes: entenda o impacto deles sobre o meio ambiente

Chicletes: entenda o impacto deles sobre o meio ambiente

Precisamos falar sobre CHICLETES! Descubra o que há de errado com  essas “doçurinhas”…

O problema dos chicletes

Mascar chicletes é um hábito diário para muitas pessoas. Eles são feitos a partir da goma base (uma fórmula que aparece no rótulo sem maiores detalhes), que é composta essencialmente por polímeros derivados do petróleo. O PVA é um deles e também o que dá elasticidade para o chiclete. Outro polímero presente nas gomas de mascar, o polyisobutylene, também é usado como lubrificante de motores e adesivos. Sim, o que colocamos na boca também é usado para lubrificar carros. Além disso, eles também têm umectantes como a glicerina, aromatizantes, corantes, açúcares, casquinhas e recheios. Tudo para durar mais ou menos 15 minutos na nossa boca e anos no meio ambiente.

Chicletes não são biodegradáveis

Pois é… cerca de 80-90% dos chicletes não são descartados adequadamente e são a segunda maior forma de lixo, depois das bitucas/guimbas de cigarro. Estes pequenos objetos grudados nas calçadas e no asfalto (e nos nossos sapatos) podem custar muito dinheiro público para serem removidos, sem falar que muitas aves morrem por asfixia ou inanição por confundirem chicletes com pedaços de pão. Eles grudam nos bicos e na garganta dos pássaros, impedindo-os de se alimentarem.
Existem chicletes sustentáveis, com substâncias naturais e biodegradáveis, porém não encontramos nenhuma marca brasileira. Nos EUA existem a Simply Gum e a Glee, e no México a Chicza gum. Todas são feitas de goma natural de árvores Maçaranduba. Dá próxima vez que quiser mascar um chiclete, pense nisso. Procure uma versão mais saudável para você e o meio ambiente e não jogue em qualquer lugar, ok? O mundo agradece! 🌎🙏💚

Artigo escrito por Menos1Lixo

 

Gostou do conteúdo? Descubra outras dicas para viver de forma mais sustentável aqui!

Tem uma empresa e gostaria de saber como torná-la mais sustentável? A gente te ajuda!

Quero saber mais sobre sustentabilidade corporativa

#reciclagemsemescândalo #menos1lixo #seloeureciclo