moda sustentável é a nova tendência

Moda sustentável: por que é a nova tendência?

A cada 3 meses é lançada uma nova coleção de roupas, acessórios e sapatos. Desenfreadamente, pessoas compram diversas peças para se manterem “na moda”. Mas o que acontece com todos aqueles itens julgados “fora de moda”? Entenda o que há de errado com a produção têxtil e por que devemos pensar em uma moda sustentável.

Por que precisamos da moda sustentável?

A indústria têxtil vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos, principalmente devido ao aumento da demanda mundial. Entretanto, para produzir roupas é preciso utilizar intensivamente recursos naturais, como o algodão e a água, e tratar os fios com diversas substâncias que depois são despejadas em rios e no solo. Além disso, muitas microfibras de roupas vão direto para os oceanos, assim como as microesferas plásticas.

Para a produção de 1kg de tecido são necessários 150 litros de água, sendo que 88% de toda essa água utilizada é descartado e os outros 12% são perdidos pela evaporação. Ou seja, uma empresa que produz 600kg de roupa por mês, gasta mais de 1 milhão de litros de água por ano. Já em relação ao algodão, para produzir em grandes quantidades é preciso utilizar um grande volume também de agrotóxicos. Isso leva à contaminação de grandes áreas e de diversos cursos hídricos, que, posteriormente, impactarão negativametne a vida de plantas e animais que lá vivem. Entendeu o problema?

 

poluição de roupas
pilhas e pilhas e pilhas de roupas

Entendi, mas tecido é reciclável?

E não para por aí! Além de ser poluente durante a produção, as roupas poluem também após o seu descarte. Tecidos não são recicláveis e, portanto, não retornam à cadeia de produção a não ser que sejam reaproveitados. Isso torna ainda mais alarmante a tendência do fast fashion, ou moda rápida, que vivemos hoje. As pessoas são incentivadas a descartar roupas com a mesma velocidade em que compram novas peças, mas essas roupas não são reaproveitadas na mesma proporção. Ou seja, elas vão direto para aterros sanitários! Por serem feitas de fibras sintéticas, polímeros, plásticos e afins, elas são derivadas de petróleo e demoram centenas de anos para se degradar, poluindo, ao longo desse tempo, o solo, os lençóis freáticos, as águas e, em caso de incineração, também o ar. É um ciclo inefável de autodestruição.

 

gif what?
O que eu faço?!

O que fazer?

Muita gente não tem ideia de todos os problemas que a indústria da moda traz. Por isso, precisamos falar sobre novas alternativas para uma moda sustentável. Além disso, as empresas também precisam parar de disseminar a mentalidade de que a moda vai e vem e de que você precisa estar sempre atualizado, descartando o que foi pouco usado e comprando a todo momento.

Existem algumas iniciativas de moda sustentável que já reutilizam tecidos para produzir sapatos, roupas, bolsas e outras peças a fim de reduzir o descarte. Procure saber quem são e dê prioridade a elas! O conceito da “moda sustentável e ética” vem crescendo cada vez mais e representa processos produtivos que respeitam o ser humano e os recursos naturais em toda sua linha. Um exemplo de iniciativa incrível é a Retalhar, que faz cobertores populares para serem distribuídos nas campanhas do agasalho a partir de restos de tecidos. E eles ainda garantem a reciclagem dos pacotes dos cobertores, através do selo eureciclo. Mas você também pode ajudar a reduzir esse problema!

 

gif yay
ieeeeei! Quero!!!

Dicas para aderir à moda sustentável:

  • Não comprar roupas toda hora. Compre quando as suas realmente não estiverem mais em condições de serem usadas. Faça combinações diferentes com as roupas que já tem, seja criativo!
  • Opte por comprar em brechós. Aquelas peças já foram produzidas e usadas uma vez, mas ainda podem ser úteis para outras pessoas. Lembre-se: a roupa mais ecológica é aquela que já existe!
  • Quando não quiser mais, não jogue fora! Doe para alguém que precisa, venda para algum brechó ou reforme sua roupa criando uma nova peça. Os tecidos não são recicláveis e, quando descartados incorretamente, soltam microfibras que poluem o meio ambiente.
  • A moda não é descartável e de vida curta. Diversos modelos de roupa dificilmente saem “da moda”. Você pode optar por essas peças mais “clássicas” ou escolher marcas de moda sustentável que já reaproveitam tecidos nas suas peças!
  • Customize! Às vezes aquela camiseta velha pode ficar super legal com uma estampa pintada a mão ou com aplicações de outras peças antigas.