Desafio: Você conseguiria ficar 1 semana sem plástico?

Veja como a Pri e o Matheus encararam o desafio de passar uma semana sem plástico.

Os dois aceitaram o desafio e tiveram que passar uma semana sem plástico. Além dos dois, a Pati Beck, Mariana Weckerle (Guria Natureba), a Juliana Couto (Vegana Prática) e diversos outros seguidores engajados do selo eureciclo também aceitaram passar #umasemanasemplástico e compartilharam suas experiências. Isso criou uma grande rede de inspiração, gerando informação e conteúdo para quem acompanhou. Nenhum deles poderia comprar e nem consumir nada que viesse embalado em plástico. Já pensou no problemão que deve ter sido pra eles?

Pois é, a ideia do desafio é de exaltar como o plástico está presente no nosso dia a dia e como nem percebemos isso. O dia todo estamos em contato com coisas de plástico, quando vamos comprar comida, a maior parte das embalagens é plástica, na hora de tomar banho, no trabalho, plástico, plástico, plástico, plástico… Mas calma! Isso não quer dizer que você precisa se isolar no meio do mato e viver das coisas que a natureza dá. O mais importante é você prestar atenção e estar consciente do que está consumindo e de como isso impacta o meio ambiente. Então direto ao ponto, vamos ver o que eles acharam:

 

Os maiores problemas

A Pri nos contou que o maior problema pra ela foi o cuidado com os cabelos. Ela comprou o shampoo em barra que vem embalado em papel, mas as coisas não foram muito como o imaginado.

“Eu não soube usar direito, então meu cabelo ficou bem ensebado por vários dias. Só no último dia do desafio que deu certo.” – Pri

Além disso, ela também nos contou que teve muita dificuldade de encontrar doces e suplementos vitamínicos sem embalagem plástica. Já o Matheus achou tudo difícil, principalmente a parte de se planejar. Ele nos contou que por mais que ele tenha feito uma listinha, diversos momento do dia ele nem se lembrou que usava plástico.

“É tão automática a rotina que você não consegue pensar nem em metade do que você precisa se preparar pra não usar plástico” – Matheus

Apesar de ele ter feito as compras de alimentos no fim de semana, tudo sem plástico, já no primeiro dia ele viu que tinha esquecido do café da manhã.

“Eu tive que ficar sem comer café da manhã, porque tudo que tinha em casa tinha plástico. O leite, o iogurte, o café…”

Fora isso, ele também nos contou que sofreu muito com a parte de higiene pessoal. Ele não se lembrou que seu barbeador, escova de dente e pasta de dente eram de plástico. Já na questão do desodorante, ele não encontrou uma alternativa sem plástico e acabou usando o aerosol com tampinha plástica.

O que não foi tão difícil

Para os dois, a parte de comprar alimentos sem plástico foi a mais tranquila. Eles levaram os potinhos para comprar grãos a granel, sacolas de pano para as verduras e legumes e encontraram alguns alimentos em embalagem de papel.

“Eu já fazia minhas próprias marmitas, então foi só comprar os ingredientes sem plástico mesmo” – Pri

Uma coisa que os dois perceberam e nos contaram foi o estranhamento das pessoas ao verem-nos recusando o plástico. De vez em quando os caixas de mercado até reafirmavam “Mas a sacolinha é de graça, não paga não” e ao recusarem, as pessoas ao redor ficavam um tanto quanto inconformadas.

“Essa foi a parte mais divertida, as pessoas te olham como se fosse um ET, mas você só tá recusando o plástico dos talheres do restaurante.” – Matheus

O Matheus nos contou um caso bastante interessante, que foi quando ele foi à feira. Ele disse que lá parece que as pessoas estão mais acostumadas a não usar plástico, então quando recusava a sacolinha, os feirantes nem estranhavam.

Dicas para reduzir o plástico

Pensando nas dificuldades que nossos desafiados tiveram, preparamos uma série de dicas para você repensar o uso do plástico e até mesmo reduzi-lo.

No trabalho:

Como evitar o plástico no trabalho

Na hora de comer:

Como evitar o plástico na hora de comer

Na hora de comprar comida:

Como evitar o plástico na hora de comprar comida

Na hora do banho:

Como evitar o plástico na hora do banho

Na hora da higiene íntima:

Como evitar o plástico na higiene íntima

No rolê:

Como evitar o plástico no rolê

Outras alternativas para fazer escolhas conscientes

Para muita gente, adotar essas dicas é muito difícil e tem horas que é realmente muito difícil evitar o plástico. Mas ainda assim, você pode fazer escolhas conscientes e sustentáveis. Um jeito de fazer isso é optando por produtos de marcas que se preocupam com o meio ambiente, como aquelas que têm o selo eureciclo.

Quem recicla sorri: Waker

Esse sorrisinho na embalagem é um certificado de que a empresa compensa o impacto ambiental de suas embalagens. Isso quer dizer que elas reciclam uma quantidade de material equivalente ao de suas embalagens. Para isso, elas pagam para cooperativas de reciclagem triarem resíduos semelhantes aos que elas produzem. Portanto, além do impacto ambiental, essas empresas também geram uma renda extra para esses cooperados e cooperadas, que normalmente só recebem pela venda do material triado. Ao dar preferência por marcas conscientes, você incentiva mais marcas a adotarem uma postura mais sustentável e também apoia o desenvolvimento da cadeia de reciclagem. Legal, né? E agora, você já sabe como fazer escolhas conscientes durante o seu dia a dia?

 

Ver todas as marcas que têm o selo eureciclo