Como recolher o cocô do seu animalzinho sem sacola plástica

Como recolher o cocô do meu animalzinho sem usar sacolinhas? Como guardar meu lixo sem sacolas plásticas? Relaxa! Conheça alternativas sem plástico…

As sacolas são tão terríveis assim?

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, 1.5 milhão de sacolas plásticas são distribuídas por hora aqui no Brasil. A maior parte delas vira saco de lixo e, depois, acaba no aterro. Cada sacolinha pode levar de 300 a 500 anos para se decompor e impactam diretamente o meio ambiente. Muitos acham que é impossível substituir as sacolinhas, mas não é bem assim.

Como recolher o cocô do seu animalzinho

Como recolher o cocô do seu animal sem sacola plástica

Já existem sacolas feitas de material reciclado e que se decompõem facilmente no meio ambiente. Você pode utilizá-las! Se não encontrar essas sacolinhas especiais em lugar nenhum, você pode usar jornal ou sacos de papelão. Embora também poluentes como o plástico, seu tempo de decomposição no ambiente é muito menor. A alternativa mais sustentável de todas é utilizar folhas grandes que caem das árvores. Quando estiver andando na rua, preste atenção nas folhas no chão e, quando achar uma maiorzinha, guarde-a para depois passear com seu cachorrinho. É só usar a folha para recolher e pronto!

Lembre-se também, que o ideal é descartar as fezes do seu amiguinho pelo vaso sanitário. Assim elas serão destinadas e tratadas corretamente, como as nossas. O jornal, papelão ou sacola biodegradável que utilizou para recolher deve ser descartado junto com o seu lixo de banheiro. Se você tiver utilizado uma folha de árvore, você pode enterrá-la em vasos ou deixá-la em algum canteiro de terra, onde ela poderá se decompor e gerar nutrientes para a as plantas.

O caso dos gatos

Este é o mais complicado. O ideal é que o cocô dos gatinhos também sejam descartado pelo vaso sanitário. Entretanto, nem todas as areias podem ser despejadas desse jeito. Você pode buscar marcas que tenham essa recomendação em sua embalagem. Caso não encontre, o melhor a se fazer é descartá-las em um sacola de papel ou jornal junto com os resíduos do banheiro mesmo.

Como armazenar o lixo em casa sem sacolas plásticas

Você pode utilizar caixas de papelão! Para os resíduos orgânicos, você pode ter uma composteira em casa e jogá-los nela. É super fácil de compostar e isso reduzirá praticamente metade dos seus resíduos orgânicos! É importante apenas atentar-se ao que pode ou não ser utilizado na composteira (você pode ver mais sobre compostagem aqui). Caso você realmente não se adapte ao uso de caixas para o seu lixo orgânico, opte sempre por sacolas feitas de plásticos que são mais degradáveis que o comum (saiba mais sobre os tipos de sacolas plásticas aqui). Para os resíduos recicláveis, além das caixas de papelão, você pode reutilizar sacolas de papel em que vieram roupas ou pães.

O que o poder público pode fazer

Em alguns países já existem projetos que transformam fezes (humanas ou animais) em energia limpa. Na Grã-Bretanha há um projeto em que você pode descartar as fezes do seu animalzinho em pontos específicos. Embaixo das ruas funcionaria um sistema biodigestor que produziria energia limpa com baixo custo. Um modelo já foi testado por Gary Downie, que conseguiu fornecer aquecimento para 60 casas. (Ver mais)

E aí, gostou das dicas?

Para saber mais ainda sobre sacolas plásticas e seus substitutos, você pode vir aqui.

 

Já repensou seus hábitos hoje?

 

Quero saber como minha empresa pode ser mais sustentável