10 dicas para levar a sustentabilidade para o seu dia-a-dia

10 dicas fáceis para levar a sustentabilidade para o seu dia-a-dia

Sustentabilidade não precisa ser complicada! Veja aqui 10 dicas para tornar o seu dia-a-dia mais sustentável e com menos impacto sobre o meio ambiente.

Sustentabilidade no seu dia-a-dia

Lembra dos 5R’s da sustentabilidade ambiental (Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar)? Então, quando a gente era criança e ouvia falar disso, quase não dava muita atenção, né? Eu, pelo menos, pensava  coisas do tipo “Ah, isso tudo é tão fácil e óbvio, não é muito importante…”, só que, na verdade, essas coisas parecem tão simples que muita gente acaba esquecendo. Neste artigo, vamos relembrar um pouco sobre cada R e te mostrar várias dicas práticas para aplicá-los todos os dias.

Recusar

Recusar: recuse plástico descartáveis

Para aplicar esse verbo na prática basta dizer “não!” para objetos e hábitos que causam um impacto muito negativo no meio ambiente. Uma pesquisa feita pelo Ocean Conservancy constatou que, se continuarmos no mesmo ritmo de consumo de plástico, em 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos. Chocante, né? Então pra fazer a sua parte, você pode recusar plásticos descartáveis, de uso único. Como por exemplo: canudos, sacolinhas, copinhos e talheres descartáveis. Aqui vão algumas dicas para você recusar e substituir esses plásticos:

  • Canudos: eles não são tão necessários assim, né? Algumas poucas bebidas realmente precisam de canudos para serem consumidas, como água de coco e milk shake. Para bebê-las, você pode levar consigo um canudo de bambu, de alumínio ou de vidro reutilizável (aqui e aqui tem alguns canudos reutilizáveis, caso você queira comprar). Para as demais bebidas, é só lembrar de pedi-las sem canudo! Fácil né?
  • Sacolinhas: você pode usar sacolas de pano na hora de fazer compras, essa acho que você já sabia! (aqui tem mais algumas dicas para substituir as sacolinhas em todos os momentos)
  • Copinhos: você pode levar seu próprio copo reutilizável para o barzinho da próxima vez! Além disso, você pode deixar um copo no seu escritório para não utilizar os descartáveis.
  • Talheres: se você curte pedir um delivery ou levar marmita para o trabalho, recuse os talheres descartáveis! É só deixar um talher reutilizável na bolsa!

Reduzir

Reduzir: reduzia seu consumo

Você pode reduzir seu consumo de uma forma bem geral. Mas pra deixar isso mais concreto e te ajudar a levar a sustentabilidade para o seu cotidiano, aqui vão alguns exemplos:

  • Reduza o consumo de energia na sua casa, apague as luzes quando não estiver mais em um cômodo e prefira aparelhos eletrônicos econômicos no consumo de energia. Além de ajudar o meio ambiente, você ajuda seu bolso também!  😉
  • Reduza seu consumo de água engarrafada de 500ml ou menos. Você pode levar sua própria garrafinha reutilizável na bolsa ou mochila, evita o consumo de plástico descartável e ainda reduz seus gastos.
  • Reduza seu consumo de água em casa. Desligue a torneira e chuveiro enquanto estiver escovando os dentes ou se ensaboando. Certifique-se que a torneira está bem fechada para não desperdiçar água.
  • Reduza seu consumo de bens no geral. Reflita sobre seus hábitos de consumo, pode ser que você esteja comprando coisas impulsivamente, sem necessidade real.

Reutilizar

É possível ressignificar muitas coisas que não são mais úteis para você. Em inglês, essa prática se chama “upcycle”. Você pode trasnformar garrafas em vasos, enfeites e um monte de outras coisas. Dá pra usar restos de madeira ou caixas de feira para construir seu próprio móvel, como uma estante, prateleira ou mesinha. Você consegue encontrar várias inspirações de upcycle no Google, é bem bacana! Além disso, também tem o sentido mais comum de se reutilizar que é apenas usar novamente, com a mesma função já usada. Por exemplo, você pode reutilizar potes de vidro de alimentos para guardar outras coisas dentro. É bem prático, econômico e sustentável.

        

        

Reciclar

Quase todo mundo sabe que é importante separar o lixo corretamente, mas nem todo mundo faz isso… Para a sua casa, o mais importante é separar corretamente os resíduos recicláveis, dos orgânicos e do lixo comum. As embalagens em geral podem ir no reciclável, se você quiser, pode lavar ou passar uma água para ajudar o trabalho dos cooperados e cooperadas que reciclam tudo depois. Os restos de alimentos vão no lixo orgânico, que podem ser compostados e transformados em adubo! Em algumas cidades existem programas que recolhem esses resíduos orgânicos e compostam. Você pode ter sua própria composteira também, é super fácil e reduz pra caramba seu lixo! Por fim, o lixo do banheiro e guardanapos sujos vão no lixo comum, que não é reciclável e nem orgânico. Essas são algumas indicações gerais. Para saber com mais detalhes o que é ou não reciclável, dá uma olhadinha nos destaques do nosso perfil do Instagram, lá tem bastante informação legal sobre sustentabilidade para você e para sua empresa!

Superdica eureciclo: Coloque uma lixeirinha de recicláveis no seu banheiro. Muita gente acaba descartando as embalagens de shampoo, sabonete e outras coisas no lixo comum do banheiro por comodidade. Mas elas podem ser recicladas, então não esqueça de descartá-las com os recicláveis!

Repensar

Repensar

Repense seus hábitos, será que você está consumindo produtos de marcas que usam adequadamente os recursos naturais? Que se preocupam com o meio ambiente? Será que os seus hábitos impactam negativamente o planeta? Repense! Pequenas atitudes podem ter um impacto muito maior do que você imagina!

 

E aí, agora dá pra ser um consumidor mais consciente e ter atitudes sustentáveis? Sustentabilidade não é tão difícil assim, né? Fique de olho em mais dicas como essa nos nossos perfis do Facebook e Instagram.