6 maneiras de aplicar o consumo consciente e tornar sua vida mais sustentável

Confira as principais dicas do mundo da sustentabilidade para tornar suas escolhas mais sustentáveis, substituir hábitos e fazer da Terra um lugar melhor através do consumo consciente, sem complicação. 🙂

A consciência ambiental vem crescendo, afirma um estudo publicado pela Akatu em 2018, cada vez mais estamos nos atentando aos impactos que nossas ações causam no meio ambiente, e o melhor, passamos a entender o poder que o consumo consciente pode exercer sobre os impactos ambientais no planeta.

Porque ser mais consciente

Os indícios do impacto ambiental nos alertam para a necessidade de uma vida consciente ambientalmente.

Estima-se, segundo publicação da Revista Science, que foram produzidos no mundo, mais de 8,3 bilhões de toneladas de plástico e deste número, 60% do que foi produzido, virou lixo e passou a ocupar aterros e lixões.

Assusta, e não é pra pouco: a ONU avalia que em 2050 existirão mais plástico do que peixes no planeta. Tal cenário impacta, não apenas a vida de outros seres vivos, mas também a vida e interesses de nós, seres humanos.

Dos estudos com resultados alarmantes, realizados no último século, verificamos ainda, uma tendência crescente na geração de resíduos, causada pelo crescimento populacional que em menos de 100 anos, conseguiu passar de 2,5 bilhões de pessoas para 7,6 bilhões de pessoas. Não parando por aí, visto que o desenvolvimento econômico adjunto, traz como marca a larga escala de produção.

É com esse cenário que nos deparamos atualmente e é ele que utilizamos para propor ações, que podem mudar totalmente o horizonte, como as dicas abaixo, confira:

1.Utilize ecobags

Primeiro passo: utilize ecobags. É com ela que você poderá deixar as sacolinhas plásticas de lado e garantir compras mais sustentáveis, afinal, estará evitando escolher algo que leva mais de 300 anos para se decompor.

Agora, se você utilizava as sacolas plásticas do mercado, para jogar o lixo da sua casa (gerando mais lixo), relaxa que pensamos em algumas soluções criativas, como por exemplo, utilizar caixas de papelão, optar por sacolas compostáveis ou outras dicas que você pode conferir neste artigo, que explica todo o impacto das sacolinhas e formas de substituí-la.

2.Substitua canudos e descartáveis

Os canudos se tornaram verdadeiros vilões nos últimos tempo. Isso graças a pouca valorização da sua reciclagem, como aborda o artigo do link. Sabemos que entender quando um produto é reciclável e reciclado de fato, é um pouco difícil, aqui no Reciclagem sem escândalo tentamos mostrar informações que facilitem a identificação dos materiais, para compras mais sustentáveis.

A melhor ação mesmo, é substituir todos objetos/materiais descartáveis por reutilizáveis e optar por restaurantes, lanchonetes e lojas que ofereçam opções reutilizáveis.

Além de optar por locais conscientes, busque levar para suas saídas, seu próprio canudo e copo reutilizável, assim você terá ainda mais autonomia no seu consumo consciente.

 

3. Busque por selos de sustentabilidade

Chegou no mercado e não sabe qual produto terá um menor impacto negativo ambiental? Uma maneira prática de realizar comparações é verificar a existência de selos de sustentabilidade. Eles apontam um conjunto de práticas realizadas e apoiadas pela empresa em questão.

Exemplos disso é o selo Empresa B, que indica práticas de impacto positivo social e ambiental e o  selo eureciclo, de compensação ambiental das embalagens, que indica a responsabilização da marca pelos resíduos gerados. Além destes, temos outros selos de sustentabilidade que indicam produtos cruelty free, veganos, e etc.

Deta forma fica fácil verificar as ações e testar produtos que buscam alternativas para melhorar o meio em que vivem.

4. Opte por produtos de limpeza naturais

Na hora de realizar suas compras, além do cuidado com todas as embalagens geradas, um outro tipo de resíduo maléfico para o meio ambiente, são os originários de produtos de limpeza.

Com composição química, muitas vezes tóxicas para os seres vivos e altamente contaminante, tais produtos acabam afetando todo nosso ecossistema ao serem jogados fora e caírem em esgotos sem tratamento.

Soluções de bicarbonato de sódio, limão e sabão neutro substituem muito bem os produtos que possuem uma infinidade de compostos tóxicos. Aqui separamos dicas incríveis para a substituição. No final suas compras saem muito mais baratas e o meio ambiente agradece. 🙂

5. Ofereça uma vida sustentável para seu pet

Quem disse que o consumo consciente deve se resumir unicamente a nós humanos?  Claro que não, seu bichinho de estimação, seja ele um dog, tartaruga ou pássaro, pode consumir produtos de menor impacto ambiental.

Como fazer isso?

  • Escolha marcas conscientes, de produtos para pets, como por exemplo a Dr. Stanley, Pet Chef e a La Pet Cuisine;
  • Recolha o coco do seu pet sem utilizar sacolas plásticas, veja aqui possíveis substituições e dicas;
  • E confira outras dicas de sustentabilidade para seu pet neste link.

6. Descarte corretamente

Agora chegamos a um dos momentos críticos, o descarte correto dos resíduos, afinal o ciclo de vida do produto não acaba ao terminarmos de consumi-lo.

O consumo consciente vai além: se descartado corretamente, o resíduo é direcionado à cooperativas que realizam a devida triagem de materiais e mandam os recicláveis para as recicladoras finais. Quer saber como a cadeia da reciclagem funciona? Nós contamos melhor, aqui.

E o momento é crítico, pois entender quais materiais são recicláveis ou não, é algo bem complicado para quem não está diretamente ligado a essa cadeia.  No geral, as informações por aí não são muitas, ou são confusas.

Dica: Tente separar os secos dos orgânicos e direcionar os secos para a coleta seletiva da sua cidade, se não tiver, ou você não souber os horários, entre em contato com a prefeitura. Seguimos uma máxima de que, na dúvida, envie para coleta seletiva, pois normalmente encaminham para cooperativas realizarem a triagem. Ah, e tome cuidado com vidros e objetos contaminantes, eles podem afetar a vida de cooperados. Neste artigo oferecemos dicas de como descartar alguns materiais específicos, como remédios, óleo e esmalte.

Conclusão

A maior mudança ocorre nos nossos hábitos. É normal que no momento tudo seja baseado no consumismo extremo. Exerça sua liberdade e pensamento crítico para optar por escolhas saudáveis para você, para as pessoas a sua volta e para o planeta.

São nas pequenas ações que podemos lançar novas perspectivas sobre o futuro e ajudar no desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável.