6 passos para ser um visitante consciente em feiras e eventos

Veja como se tornar um visitante ambientalmente consciente e fazer do planeta um lugar melhor.

Hoje em dia, temos diversas feiras e eventos com o objetivo de promover conhecimento, troca, networking e outras atividades. Existem aqueles super antenados que amam participar, afinal é um ambiente muito enriquecedor, onde as principais novidades sobre o assunto são apresentadas.

A parte não tão legal é que apesar de ser uma explosão de informação, indiretamente estes eventos produzem muitos resíduos. Isso ocorre através dos milhares de panfletos distribuídos, embalagens de amostras, brindes que quase ninguém utiliza e outras práticas de alto impacto negativo ambientalmente.

Nós realmente queremos que em 2050 não existam mais plástico nos oceanos do que peixes, como afirma a ONU (Organização das Nações Unidas), por isso separamos 6 dicas imperdíveis para você seguir ao se preparar para um evento e ajudar o planeta na saga diária contra o lixo.

1 – Leve seus próprios utensílios reutilizáveis

Começamos com a melhor parte: comidas e bebidas. É incrível quando as feiras oferecem degustações de produtos. É mais incrível ainda se isso não gerar lixo e um efeito negativo no meio ambiente. Por isso, ao sair de casa se prepare com seu próprio material para degustar livremente sem produzir mais resíduos.

O que levar para o evento:

  • Copo, colher e canudos reutilizáveis;
  • guardanapo de pano;
  • saquinhos de pano para guardar as amostras caso queira degustar em casa.

Essa dica é bem válida em um mundo perfeito, onde os expositores estejam alinhados com nossas expectativas. Afinal, nem tudo será entregue a granel, sem embalagem. O que fazer nestes casos? Nos próximos tópicos respondemos.

2 – Não trouxe utensílios? Existe uma alternativa…

Normalmente nas feiras, existem organizações e expositores já conscientes, que costumam ofertar utensílios reutilizáveis ou mesmo oferecê-los gratuitamente, em forma de brinde. Pergunte nas visitas se possuem algo do tipo e se disponibilizariam para você. Caso não tenham, essa é uma excelente hora de mostrar o herói do planeta que existe dentro de você e ajudar a engajar o expositor.

3 – Dispense descartaveis, panfletos e cartões de visita

A primeira coisa que ocorre ao ir em um estande, é ser bombardeada (o) por diversos materiais, panfletos, cartões de visita, brindes e etc. Um dos mais utilizados são os panfletos. Eles concentram as principais informações que o expositor quer passar para você.

Se você gostou da apresentação ou ideia, irá com certeza querer ter consigo algo que te lembre ao chegar em casa, de procurar sobre aquela marca ou empresa. Essa é a hora em que a criatividade aflora, e buscamos meios alternativos de executar nossas necessidades de forma mais sustentável.

Como substituir panfletos e cartões de visita

  • Tire foto do panfleto ou cartão de visita disponibilizados pelo expositor;
  • envie para si mesmo um email com o site/informações da empresa, assim fica mais fácil de lembrar mais tarde;
  • tenha em mãos aplicativos para captura de cartão de visita, eles tendem a automaticamente tornar o cartão em um contato no seu celular;
  • busque engajar o expositor, eles são super preocupados com as necessidades dos visitantes e se você comunicar o desejo de práticas mais sustentáveis para valorizar a marca dele, com certeza ele o ouvirá e buscará aplicar algo no próximo evento que participar.

Além destas ações, dispense os materiais que sejam descartáveis e fale com o expositor suas razões para tal. Inclusive, peça utensílios e embalagens reutilizáveis para os representantes do estande, às vezes, eles podem te surpreender e ter de antemão os utensílios reutilizáveis direcionados para visitantes.

4 – Utilize ecobags

Agora, é claro que ao ir passando de estande em estande, as mãos se tornam insuficientes para segurar as compras e amostras, é nessa hora que entram as ecobags, sacolas reutilizáveis, normalmente feitas de pano, que ajudam e muito o planeta.

Garanta a sua e aproveite para levar seus utensílios nela. O meio ambiente agradece. 🙂

5 – Descarte corretamente

Quando quiser muito levar algum tipo de amostra ou material que só esteja disponível sob forma de descartáveis, como por exemplo suco em garrafinha de plástico, pacote de snacks e produto de cosméticos, tenha a certeza de após o consumo realizar a separação correta, lavá-lo se estiver muito sujo e destinar na lixeira que indique o tipo de material respectivo.

Se a feira ou eventos não facilitar o encontro das lixeiras adequadas para resíduos recicláveis, entre em contato com a organização e busque se informar e requerer, caso seja possível, locais adequados para descarte. Se a organização da feira/evento que você for preparar tudo isso e tiver campanhas para diminuição de resíduos, como por exemplo a campanha #MenosLixo do Vegfest Brasil 2018, dê os parabéns e ajude outras pessoas a se engajarem.

6 – Busque informações

De longe essa é a principal dica, busque sempre informações, somente através do conhecimento podemos de fato, mudar o mundo. Aproveite também para tirar suas dúvidas com a organização do evento e saber quais ações sustentáveis estão sendo realizadas.

No final…

Esperamos que as dicas ajudem a substituir algumas ações automáticas, inclusive que por serem automáticas e se mostrarem em forma de hábitos, precisam da nossa consciência constante para evitá-las. Começar aos poucos, no seu próprio ritmo, é um ótimo passo.

São nas pequenas ações diárias que podemos vencer essa luta contra a geração crescente de resíduos não reutilizáveis. E sabemos que plantar a sementinha do sustentável não é fácil, mas rende ótimos frutos para o nosso futuro na Terra.