5 hábitos brasileiros não sustentáveis

Somos um dos países mais calorosos e festivos do mundo, o que faz sentido para uma nação com abundância de recursos naturais.

Temos grandes quantidades de água potável, de biodiversidade, fartura no agronegócio e muita disposição para aproveitarmos desse cenário da melhor forma possível. Para nós pelo menos.

Ao fazermos o exercício simples de refletir as consequências dos nossos impactos no meio ambiente percebemos que estamos longe de uma utilização sustentável dos recursos.

Aqui no Reciclagem Sem Escândalo acreditamos que para mudar essa realidade e deixar o mundo um pouco melhor para todos, não precisamos deixar de viver a festividade do nosso país.

Por esse motivo iremos passar maneiras práticas de desconstruir os principais hábitos brasileiros insustentáveis. Confira!

Você já sabe o que é sustentabilidade? Contamos tudo nesse artigo.

Ter um puxa-saco para sacolas plásticas na cozinha

Puxa-saco para sacolas plásticas é algo que toda casa da família tradicional brasileira possui.

O problema em si não é o puxa-saco, mas todas as sacolinhas plásticas utilizadas para jogar o lixo comum.

Sei que a primeira vista parece ser impossível o descarte do lixo sem as sacolas plásticas, mas não é.

Essa é uma das maiores dificuldades ao se tentar deixar a vida um pouco mais sustentável.

Contamos 3 ações que fazem toda a diferença para você conseguir mudar esse hábito de vez! Confira aqui e reinvente sua forma de descartar resíduos.

Fazer churrasco com copos e pratos descartáveis

Que o churrasco faz parte da cultura brasileira, já sabemos, agora, o impacto dos descartáveis utilizados nem todos sabem.

Da contaminação do solo à previsões de mais plástico nos oceanos que peixes, os descartáveis se tornaram grandes vilões do meio ambiente e não sem razão.

Mudar esse hábito é simples e pode diminuir os gastos do churrasco, basta optar por utensílios reutilizáveis.

Caso você não tenha utensílios para todo mundo, peça para as pessoas colaborarem levando os seus próprios. Isso não pega mal, ok? Explique para os convidados o motivo, assim você terá um grupo todo engajado.

Usar plástico filme e alumínio para tampar potes

Mais tradicional do que churrasco com descartável, só o uso de plástico filme e alumínio para armazenar alimentos que sobraram.

Ainda assim essa prática ajuda na geração de mais resíduos não recicláveis, que lotam nossos aterros sanitários e auxiliam no impacto ambiental negativo.

A prática ocorre na falta de potes ou na falta da tampa de potes.

Na falta de potes, uma dica simples que pode te salvar (principalmente para os convidados levarem alguns quitutes para casa) é você sempre guardar os potes de sorvete ou margarina para utilizá-los nesses momentos.

Assim você não precisa se despedir dos seus potinhos pessoais.

Na falta da tampa de potes existem opções de silicone que esticam e se adequam a diversos formatos, ou ainda embalagens reutilizáveis que substituem o papel filme ou alumínio.

Não fechar a torneira enquanto lava a louça ou escova os dentes

Com a abundância de água potável por aqui, é normal não nos atentarmos para torneiras ligadas ao lavar louça, escovar os dentes, ou ainda o chuveiro ligado no banho.

No entanto esse hábito gera muito desperdício de água e pode ser evitado de forma fácil seja através de torneiras com sensor de movimento para serem ativadas ou simplesmente exercitando sua atenção para desligar a torneira no momento que não estiver utilizando a água.

A mudança ocorrerá aos poucos e quando perceber estará fazendo isso de forma automática.

Comprar além do necessário e não se atentar a validade

Além de todos os cuidados apresentados acima, é importante se atentar ao consumo inconsciente e desenfreado, que gera custos a nós mesmos, em primeiro lugar, e também ao meio ambiente.

Estar consciente e certo do que você realmente precisa no momento das compras é o primeiro passo para diminuir as despesas e ainda fazer um bem para o Planeta.

Dicas:

  • Se for compra de alimentos, não vá com fome. Garanta estar bem alimentado para não agir impulsivamente e comprar mais do que precisa. Uma pesquisa da Universidade Cornell dos pesquisadores Aner Tal e Brian Wansink, apontou que ir com fome no supermercado propicia compras mais impulsivas e calóricas.
  • Tenha uma lista de tudo que você precisa.
  • Verifique a validade dos alimentos para ter certeza que até a data que você for utilizar, ele ainda estará em boas condições.

Jogar lixo pela janela do carro

Seja por viagens demoradas, trânsito lento ou conveniência, jogar lixo pela janela do carro é algo comum de se ver nas vias por aqui.

Reflete o hábito ainda arraigado de não descartar corretamente. Por isso vamos começar pelo básico: o descarte correto faz toda a diferença para o meio ambiente e é algo simples de se colocar em prática.

No carro deixe sempre um saquinho como lixeira. Opte por saquinhos reutilizáveis se for possível assim você ajuda ainda mais o planeta.

***

Esperamos que as dicas possam te ajudar a tornar os hábitos brasileiros mais sustentáveis.

Você conseguiria ficar 1 semana sem plástico? Nós tentamos! Veja aqui os maiores desafios dessa jornada e se inspire.