Minimalismo: você já sabe o que esse conceito pode fazer por você e pelo planeta?

O minimalismo é uma filosofia que tem desafiado pessoas do mundo inteiro a reverem seus hábitos de consumo e estilo de vida.

O objetivo é simples: viver melhor e com pouco. Você consegue?

Se nossos pais ou avós puderam desfrutar de um estilo de vida pacato, isso muda drasticamente nesta geração e nas futuras.

É o celular que não para de tocar, as redes sociais cheias de notificações, as roupas da tendência que até o final do ano perderão utilidade ou ainda o consumo impensado de alimentos porque simplesmente temos pouco tempo para nos dedicarmos a isso.

Aliás, você já parou para pensar que toda a complexidade da vida é ditada pela grande quantidade de objetos de consumo ou ainda de informações e processos?

Quer ver como?

A Jarra da Vida e outros indicativos

O experimento acima é simples e tem como propósito mostrar que ao se ocupar de coisas irrelevantes, você estará retirando o espaço do que realmente é importante.

Isso vale para tudo: da geladeira da sua casa ao tempo para se dedicar àquele hobbie esquecido.

Comece entendendo o que é dispensável

Em uma folha de papel, anote:

  • 3 hábitos que consomem mais do seu tempo do que você gostaria e a média de tempo gasto com eles. Para isso serve o tempo gasto com Instagram, séries ou jogos, por exemplo.
  • 5 coisas do seu guarda-roupa que você não usa há pelo menos um ano. Vale calçados também, ok?
  • 1 hobbie que você não pratica mais e que te proporcionava grande satisfação.

Agora vamos à ação!

Os itens não utilizados que ainda estão no seu guarda roupa podem ser doados a uma instituição com esse propósito.

Sem tempo para fazer essa doação? Comece hoje diminuindo um pouquinho do tempo dedicado aos 3 hábitos citados acima. Você pode poupar, inclusive, tempo suficiente para se dedicar aos seus hobbies esquecidos e que te faziam feliz, e por fim que te permitiriam doar os itens que você não utiliza mais.

Com mais espaço no armário e na vida, você terá como se dedicar ao que realmente importa e ser mais feliz.

O planeta agradece

Estima-se que cada brasileiro desperdiça, em média, 40 quilos de comida por ano. O que, multiplicado pela população total do Brasil, resultaria em mais de 8 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados.

Esse número tem sido uma problemática principalmente porque não há a compostagem dessa quantidade de resíduo orgânico, o que poderia beneficiar inclusive a agricultura. E também é uma problemática porque acaba lotando lixões e aterros, onde, diferente do que pensamos, resíduos orgânicos não se decompõem, chegando a ficar com a mesma forma por décadas.

Adotando um estilo de vida minimalista, você estará contribuindo em todas as áreas da sua vida para que haja o menor desperdício possível de tempo e de recursos que não são apenas seus, mas também do Planeta.

E a sua vida também agradece!

Conseguiu imaginar as incríveis possibilidades de viver mais intensamente ao se desapegar do que é dispensável? Essa é apenas uma das coisas que o minimalismo pode revolucionar na nossa rotina.

É claro que com ele vem muitos desafios, afinal nossa sociedade é totalmente baseada no consumo desenfreado e tentar buscar alternativas costuma ser algo difícil dentro de um estilo de vida corrido como um nosso. Mas take it easy e busque um tempinho para fazer nem que seja a lista que passamos. Assim, quem sabe, isso te inspira a começar uma jornada mais sustentável e desacelerada daqui para frente.

Para facilitar esse processo, vou deixar um conteúdo mega importante abaixo. Saca só!

6 maneiras de aplicar o consumo consciente e tornar sua vida mais sustentável