4 mudanças de hábito que você pode começar a aplicar na quarentena

Descubra como aproveitar o período da quarentena para começar hábitos mais sustentáveis que irão te ajudar a ressignificar a relação com você mesma(o) nesse período em que vivemos.

Mais amor e auto cuidado

O isolamento domiciliar não precisa ser uma tortura! O primeiro passo é dedicar um tempo diário para uma rotina de auto-cuidado. Você pode:

  • Meditar
  • Assistir um filme
  • Ler
  • Cozinhar
  • Se exercitar
  • Encontrar um novo hobbie

Comece aos poucos, nem que seja 5 minutos de alguma das dicas acima. A ideia é que você perceba que o mais desafiador é o primeiro passo, e depois que iniciar, continue até onde você se sentir bem consigo mesmo e vá aumentando o tempo gradativamente.

Mesmo que você não esteja de quarentena, por fazer parte de alguns dos serviços essenciais, é super importante fazer coisas que te tragam a sensação de prazer e bem estar.

E lembre-se, esse momento que estamos vivendo é temporário!

Faça você mesmo!

Que tal aproveitar o seu tempo livre na quarentena para produzir objetos de decoração novos pra casa? Essa é uma ótima maneira de transformar um resíduo que iria para o lixo e que você pode ressignificar.

Aproveite garrafas e potes de vidro para fazer de vasinhos para plantas e terráreos. Eles dão ótimos vasinhos! Você também pode enchê-los com areia colorida, pedrinhas e cristais, rolhas e muito mais! Você ainda pode decorar como quiser por fora, o limite é a sua imaginação! Você encontra ideias muito legais online, vale a pesquisa pra te inspirar. Além disso, é um ótimo presente para os amigos e família para quando você finalmente puder encontrá-los!

No Instagram do selo eureciclo publicamos diversos Faça você mesmo, confira um dos:

Composte os restos de alimentos da sua casa!

Durante esse período, perceba o quanto de lixo é gerado na sua casa. Não só aqueles de plástico, metal, papel ou vidro, mas também os orgânicos. Cerca de 40% dos resíduos que chegam no aterro sanitário são restos de alimento. Se todos esses restos fossem compostados para gerar adubo para novos alimentos, poderíamos ter 40% a menos de área destinada a aterros.

Então que tal aproveitar esse momento para começar a compostar em casa e fazer disso um hábito? Esse também é um ótimo jeito de contribuir um pouquinho com o momento que passamos, diminuindo o seu volume de lixo gerado, já que muitas cidades estão com a coleta seletiva suspensa e evitando uma possível transmissão do vírus pelos materiais.

Para compostar você irá precisar adquirir uma composteira doméstica ou fazer a sua própria! Você encontra modelos super compactos no mercado que não ocupam tanto espaço. A composteira contém basicamente 3 níveis: a caixa de cima é onde você deposita os seus resíduos! Lembre-se de pesquisar para saber o que pode e o que não pode ir na composteira, ok?

Você deve misturar e cobrir completamente os resíduos com matéria vegetal seca (serragem grossa, palhas, folhas, gramas e/ou podas de jardim trituradas). Muitas empresas que trabalham com madeira e móveis dão a serragem que sobra de graça! A caixa do meio é onde o processo de decomposição vai acontecer e onde as minhocas e outros microorganismos ficam trabalhando para transformar a matéria orgânica em adubo. A última caixa é onde fica o adubo líquido (o chorume) que sobra. Para começar a utilizar basta você fazer uma “caminha” de terra e minhoca nos dois primeiros níveis! Quando a caixa de cima estiver cheia você deve trocar as posições, passando-a para baixo e colocando a vazia em seu lugar para recomeçar o processo, mas não é necessário colocar novas minhocas.

Faça substituições sustentáveis!

Procure sempre que puder substituir antigos padrões que não são tão sustentáveis assim por novas ações no seu dia a dia. Dá um pouco de trabalho inicial implementar e é preciso esforço para entendermos como encaixar uma nova ideia em nosso dia a dia. Mas garanto que o resultado é um presente onde você esteja mais conectado com você mesmo e o planeta e um futuro melhor para todos.

Veja abaixo algumas dicas de substituições sustentáveis.

6 maneiras de aplicar o consumo consciente