Dia Mundial da Limpeza: Faça a sua parte em 2020

Imagine como seria se pessoas do mundo todo se unissem para recolher resíduos – nome formal para um problema chamado lixo – de parques, praças, ruas, manguezais, praias, bosques, lagos e qualquer outra área pública? Este evento existe: é o Dia Mundial da Limpeza.

Celebrado em 19 de setembro, o Dia Mundial da Limpeza é um movimento que vem crescendo a cada ano e nos inspira a discutir e agir sobre o descarte desenfreado de lixo.

Esta iniciativa acredita no poder coletivo acima do simples incentivo. 

É simples: se eu disser para você recolher os resíduos que estão espalhados na rua onde mora porque isso é importante e tem impactos ambientais positivos, dificilmente você vai se motivar a fazê-lo.

Por outro lado, se eu e várias pessoas que você conhece começarmos a fazer a limpeza do lixo que está nessa mesma rua, você terá um exemplo de ação e vai ver os resultados do que aquele grupo está realizando junto. É bem mais provável que perceba o impacto da ação e sinta vontade de colaborar.

Bem inspirador! Mas quando falamos de lixo, não podemos ficar apenas na teoria. Hoje vamos te contar um pouco mais sobre o Dia Mundial da Limpeza e como você pode fazer parte desta iniciativa na sua cidade – ou melhor – na sua casa!

A consciência que gera a ação: como surgiu o Dia Mundial da Limpeza

O Dia da Limpeza surgiu pelo incômodo de 2 amantes das trilhas, Steve Jewett e Bill Willoughby (nomes difíceis porque eles são norte-americanos!), que passaram a catar o lixo que encontravam com muita frequência pelos caminhos que andavam.

Eles aproveitavam os momentos em que estavam nas trilhas para falar sobre sustentabilidade e pensar em soluções para os problemas ambientais presentes no planeta. Daí veio a ideia de criar uma organização que incentiva e dá suporte para que outras pessoas saibam como fazer a limpeza local dos resíduos de modo eficiente.

Assim, desde 2017 o Dia Mundial da Limpeza é uma iniciativa sem fins lucrativos que existe para chamar a atenção para o descarte irresponsável do lixo, bem como para criar soluções.

A cada ano com mais voluntários participantes e um maior volume de lixo recolhido, a edição de 2020 promete causar impactos positivos, mesmo com as precauções especiais exigidas pela pandemia do covid-19.

Como vai funcionar o Dia Mundial da Limpeza em 2020?

Este ano, o Dia Mundial da Limpeza tem um formato no qual as pessoas podem fazer sua parte com toda a segurança que o coronavírus exige. Como cada país enfrenta estágios diferentes da pandemia e do seu controle, os locais terão formatos distintos de ações.

No Brasil, a campanha de 2020 tem como hashtag #EuCuidoDoMeuQuadrado e direciona para que todas as ações sejam realizadas na casa de cada participante. Por isso, o foco deste ano está em cuidar dos resíduos domésticos.

Já em países onde a pandemia é considerada controlada, haverá limpezas coletivas. E é claro que os participantes deverão ir de máscara e levar seu álcool em gel!

Limpeza Voluntária: Como você pode fazer sua parte

Primeiro, você deve se cadastrar como voluntário neste link da iniciativa no Brasil. Fazendo isso, você entra para a conta dos milhares de voluntários mundo afora, o que fortalece o movimento.

Como por aqui o Dia Mundial da Limpeza não terá o recolhimento de lixo em grupo nas áreas públicas, as ações sugeridas são:

  • Separe corretamente o lixo reciclável que você gera. Se possível, composte os resíduos orgânicos. O post sobre os 4 materiais que poucos sabem descartar corretamente irá ajudar!
  • Separe resíduos eletrônicos e descarte-os nos locais que recolhem esse tipo de material;
  • Faça uma limpeza geral em sua casa verificando tudo aquilo que não usa mais para doar. Isso vale para roupas e sapatos em bom estado, utensílios e brinquedos;

Além disso, aproveite seu dia para um detox geral da mente, já que ele será em um sábado:

  • Realize uma limpeza digital e elimine toda a informação que não te serve e só te distrai. Isso pode significar deixar de seguir perfis que não te fazem bem, sair de grupos online que não te trazem conhecimento, deixar de ler aquilo que te estressa;
  • Faça uma limpeza mental. Nesse caso, vale meditar, se dedicar às suas rotinas espirituais, praticar esportes ou praticar yoga.

E como esta é uma iniciativa para chamar a atenção para a causa do descarte desenfreado de lixo, uma grande contribuição é divulgar essa data e as ações sugeridas. Então, conte aos amigos, familiares, ao pessoal do trabalho que 19 de setembro é o Dia Mundial da Limpeza e como eles podem colaborar.

Postar as ações que você conseguiu colocar em prática também potencializa seus esforços! Para isso, não se esqueça de utilizar as hashtags #limpabrasil #worldcleanupday2020 #DiaMundialDaLimpeza2020.

Utilize o Dia Mundial da Limpeza para aprender mais sobre o assunto

Lixo, reciclagem e como podemos mudar essa realidade são coisas que todos nós, enquanto humanidade, estamos aprendendo. E sejamos sinceros: conhecemos os problemas e, aos poucos, temos encontrado soluções.

Mais uma forma de se engajar nesse movimento é conhecendo conteúdo que te ajude a entender sobre consumo, produção e destino de lixo, quais são as marcas conscientes e o que você consegue fazer.

Para isso, aqui vão 2 dicas simples: acompanhar o Reciclagem sem Escândalo e assinar a nossa newsletter, onde selecionamos conteúdos exclusivos pra quem se interessa por sustentabilidade, reciclagem e economia circular.

Já decidiu quais serão suas ações em 19 de setembro? Não deixe de compartilhar marcando o @seloeureciclo no Instagram!

Artigo desenvolvido pela Ludmila Alves, especialista em comunicação e marketing.