Conheça os 6 R’s da sustentabilidade

Os 6R’s da sustentabilidade fazem parte de um processo educativo, com o objetivo de incentivar mudanças em ações cotidianas dos cidadãos. Quando falamos nesses “R’s” é muito comum ouvirmos a respeito dos 3R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Mas você  sabia que, na verdade, são 6R’s?

Todas as atitudes do ser humano geram impacto em nosso planeta, sendo assim, é necessário que, diariamente, hábitos sejam repensados. Os 6R’s da sustentabilidade te ajudarão a tomar decisões mais conscientes, substituindo velhos hábitos por novos mais sustentáveis. 

Venha com a gente entender quais são os 6 pilares desse estilo de vida.

1.Repensar

Esse é o maior aliado em direção a um consumo consciente. Antes de qualquer compra, repensar a necessidade de adquiri-lo. E se mesmo assim for necessário realizar a compra, fique de olho nas embalagens para identificar selos que podem te ajudar a fazer uma compra mais consciente.

Um exemplo é o selo eureciclo, que mostra que aquela marca investe na reciclagem de embalagens de mesmo material que as suas, e o I’m Green, que identifica os produtos que usam o Plástico Verde em sua composição.

 

2.Reduzir

Esse é um dos maiores desafios para os modelos de consumo atuais. O desperdício zero pode parecer inalcançável, mas é possível reduzir o consumo de algumas maneiras.  

Como, por exemplo, comprando um produto apenas se houver uma real necessidade, evitar frutas e legumes que sejam vendidos em embalagens plásticas, utilizar sacolas retornáveis, pensar sobre quanto tempo irá durar o produto que você está pensando em adquirir. 

Essas reflexões ajudam a reduzir a quantidade de lixo que você produz.

 

3.Reutilizar

A reutilização contribui para a economia de recursos renováveis. O objetivo é que todo material que seria jogado no lixo, seja ressignificado após seu uso, oferecendo um novo destino a ele e prolongando sua vida útil. 

Uma das possibilidades é utilizar o vidro de palmito ou molho de tomate, por exemplo, como um porta temperos. Na internet é possível encontrar muitos vídeos de “Faça você mesmo”, projetos que te ensinam a dar um novo destino, que não seja o lixo, a objetos já usados.

 

4.Reparar

Reparar é pôr em bom estado, consertar pequenos danos. 

Todos os anos, de acordo com o relatório A New Textiles Economy, um grande volume de material têxtil segue diretamente para o aterro sanitário, sem qualquer possibilidade de reutilização por meio da reciclagem. Uma forma de reduzir esse desperdício, é aprender a fazer pequenos reparos, como por exemplo: costurar um botão que caiu de uma camisa, remendar um buraco na calça jeans, entre outros. 

Você também pode procurar projetos de moda consciente.

Estragou? Tente consertar. Quebrou? Tente colar. Reparar o que foi danificado é uma possibilidade de fazer com que isso funcione de forma igual ou até melhor!

 

5.Reciclar

Reciclagem é o R mais conhecido e difundido. Se não for possível reutilizar, o próximo passo é reciclar. 

A reciclagem é uma maneira de reduzir a produção material por meio da substituição de matéria-prima virgem pela reciclada, e consequentemente, reduzir a geração de resíduos, o que a torna extremamente importante nos dias atuais. 

A reciclagem no Brasil não é tão eficaz como deveria ser. Algumas pessoas ainda jogam coisas recicláveis ​​na lixeira comum e muitas não têm informação sobre como direcionar seus resíduos corretamente. Apesar dos desafios, propagar informação é a melhor forma de conscientização.

 

6.Reintegrar

Quando falamos em reintegrar, estamos falando sobre compostar. Que tal aprender sobre compostagem?

Alimentos que não podem ser reciclados, podem ser reintegrados à natureza na forma de adubo para sua horta e até mesmo seu vaso de plantas.

 

Viu só como podemos participar ativamente da preservação ambiental?

Conhecer os R’s da sustentabilidade e repensar nossos hábitos é essencial para um futuro cada vez mais sustentável! Por meio deles podemos proteger nosso planeta com ações do nosso dia a dia, garantindo o futuro das próximas gerações.

O que acha de pegar uma carona nesse post e compartilhar com aquelas pessoas que também precisam conhecer os R’s sustentáveis? Disseminar conhecimento é a melhor forma de conscientizar as pessoas e lutar pelo planeta. Contamos com você!