Dia da Reciclagem: veja marcas que reciclam suas embalagens

Infelizmente, o Brasil não tem dados muito animadores para celebrar o Dia Mundial da Reciclagem, que é comemorado todo 17 de maio. Aqui, reciclamos menos de 4% de todos os resíduos produzidos, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Mas como nós, como consumidores, podemos fazer para mudar esse cenário?

Claro, separar os resíduos que temos em casa e descartá-los nos locais corretos é de grande importância. Mas também precisamos valorizar modelos que funcionam, como a compensação ambiental, por meio das nossas escolhas de compra.

A compensação ambiental é uma solução voltada principalmente para empresas independentemente do seu faturamento. Por meio da compra de certificados de reciclagem, as marcas podem garantir que a mesma quantidade de materiais em suas embalagens sejam recicladas e ainda remunerar as cooperativas, catadores e operadores de reciclagem, que tradicionalmente não são valorizados no Brasil, pelo serviço essencial que eles prestam pelo nosso planeta.

A cadeia de reciclagem, não só aqui, mas em todo mundo, é pouco desenvolvida. O Dia Mundial da Reciclagem foi criado pela Unesco para incentivar essa reflexão. 

 

Como saber se uma empresa recicla suas embalagens?

Existem alguns selos nas embalagens dos produtos que podem auxiliar você a fazer uma compra cada vez mais consciente e apoiando o movimento por uma sociedade mais sustentável e justa.

Um desses selos é o da eureciclo. Com ele você identifica as marcas que se responsabilizam pela logística reversa de suas embalagens pós-consumo, ou seja, a reciclagem delas. E mais que isso! O selo atesta a transparência daquela marca em relação a esse processo. 

Em novembro de 2020, a eureciclo criou mais dois selos que informam quando a empresa compensa 100% das suas embalagens ou até mesmo o dobro (200%), antes ele comunicava apenas o cumprimento da legislação (22%).

 Isso quer dizer que é possível que uma empresa invista na reciclagem de embalagens equivalentes, na proporção de 22% do que coloca no mercado, de 100% ou até mesmo mais do que isso e agora elas têm selos diferenciados, de acordo com a proporção de embalagens compensadas. Você pode se atentar a isso para fazer uma escolha ainda mais sustentável!

 

O que é a compensação ambiental?

Promover a reciclagem é uma das maneiras de garantirmos um futuro mais sustentável e promissor para as próximas gerações e ampliar o uso do modelo de compensação ambiental é o  melhor caminho.

Já é aplicado amplamente na Europa há quase três décadas e elevou o índice de embalagens recicladas na Espanha de 4,7% em 1998 para 78,8% em 2018, de acordo com a Ecoembes, organização ambiental sem fins lucrativos que promove a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente por meio da reciclagem. 

Aqui, o mecanismo de compensação ambiental é reconhecido legalmente como solução para promover a logística reversa, que deve ser de no mínimo 22% da massa de embalagens direcionada para reciclagem, de acordo com a legislação.

É uma alternativa técnica e economicamente viável, porque é um enorme desafio recuperar esses resíduos depois de seu descarte, principalmente em um território com proporções continentais. 

Com a atuação da eureciclo, desde sua fundação, temos visto um movimento extremamente positivo de empresas engajadas em ir além da meta estabelecida pelo governo e que, por isso, reciclam até mais do que o exigido por lei.

Algumas marcas que fazem a compensação ambiental de suas embalagens.

 

Conheça as marcas que fazem a reciclagem de suas embalagens.

Por meio desse modelo, se uma marca colocar no mercado de São Paulo, por exemplo, 10 toneladas de plástico, mas não conseguir recuperá-las, ela pode optar por reciclar uma massa equivalente na mesma região. 

O resultado é igualmente satisfatório para o meio ambiente, já que ele não reconhece se a garrafa reciclada é da marca X ou Y, o que importa é colocá-la de novo no ciclo produtivo.

 

Papel social: remuneração justa aos operadores incentiva toda a cadeia

 

A compensação ambiental não incentiva apenas o processo de reciclagem e a quantidade de materiais reaproveitados, mas olha com carinho para os profissionais do setor que são historicamente pouco valorizados. 

Ao longo dos últimos anos a eureciclo, com a ajuda de marcas mais conscientes, impactou cerca de 17 mil vidas com mais de R$11 milhões, levando melhoria de renda e condições de trabalho para pessoas que atuam em operadores homologados e suas famílias. Ao todo, já foram compensadas 214 mil toneladas de resíduos.

Apesar de ainda termos um longo caminho para percorrer no Brasil, com iniciativas como essa e muitas outras que vêm surgindo, conseguiremos garantir um futuro mais sustentável para todos nós.