[QuartaSemEscândalo] O que você ainda não sabe sobre sacolas plásticas

Você já deve estar cansado de ouvir pessoas dizendo para não usar sacolas plásticas. Será que você realmente sabe o porquê disso?

As sacolas são tão terríveis assim?

As sacolas são tão terríveis assim?

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, 1.5 milhão de sacolas plásticas são distribuídas por hora aqui no Brasil. A maior parte delas vira saco de lixo e, depois, acaba no aterro. Cada sacolinha pode levar de 300 a 500 anos para se decompor e impactam diretamente o meio ambiente. Por isso, como já comentamos anteriormente, evite plástico como você evita ligação de chefe no fim de semana!

– Tá, mas tem aquelas sacolinhas que são biodegradáveis…

Então, essas sacolas realmente se decompõem mais rápido e são digeridas por microorganismos. Entretanto, ela precisa ser descartada corretamente para que isso aconteça. Se elas forem para o aterro, podem acabar produzindo metano, muito mais nocivo que CO2 para a camada de ozônio.

Há ainda o plástico verde, ou polietileno verde, feito de etanol e cana-de-açúcar. Sacolas feitas com este material são capazes de capturar CO2 da atmosfera. Com isso, ela contribui para a redução dos gases do efeito estufa. Contudo, este tipo de plástico não é biodegradável. É preciso reciclá-lo, senão irá para o aterro junto com o plástico comum.

Já os plásticos orgânicos são feitos de resinas de amido de milho, batata e mandioca. Eles se decompõem em até 120 dias e podem ser utilizados como adubo. Parece ótimo, não?

Entretanto, para produzir este tipo de plástico, é preciso misturar as resinas naturais com plástico sintético. Ou seja, depois que o amido se decompor, vão sobrar pedacinhos de plástico que podem prejudicar o meio ambiente e os animais aquáticos, por exemplo.

– E o que eu faço então?

De fato, olhando assim parece que não temos para onde correr. Por isso, nós recomendamos tentar ao máximo não utilizar as sacolas plásticas. A seguir, vão algumas dicas para substituir o uso das benditas sacolinhas:

  • Utilize ecobags

Quando for às compras, leve uma sacola de pano reutilizável!

Isso pode reduzir até 50% do volume de lixo comum que você produz em casa

  • Use caixas de papelão para guardar seu resíduo reciclável

Os supermercados doam caixas de papelão, é só pedir e usar em casa!

Em algum momento, você talvez precise utilizar sacolas plásticas, como no caso do lixo orgânico. Mas lembre-se que, nesse caso, ela irá direto para o aterro. Então, opte por materiais que se degradam mais rapidamente.

E agora? Entendeu por que as sacolas plásticas são tão terríveis?

Vamos tentar mudar nesta #QuartaSemEscândalo?

Artigo original de: Insecta Shoes

Quer saber como a sua empresa também pode contirbuir para uma vida mais sustentável? Descubra!