E o saco da pipoca de microondas? É reciclável e reciclado?

E o saco da pipoca de microondas? É reciclável e reciclado?

Você já se perguntou como descartar o saco de pipoca de microondas? Reciclável ou lixo comum? Relaxa, a gente te ajuda com isso!

Apesar da pipoca ser quase sempre associada às junk foods ou alimentos que fazem mal à saúde, na verdade não é bem assim. Aquela pipoca de microondas, industrializada, você compra em pacotinhos e coloca no microondas por 3 min e fica pronta, essa realmente não é muito saudável. Ela carrega diversas substâncias como corantes, aromatizantes, sódio e gorduras. Já aquela pipoca que você faz na panela é bem melhor! Você pode regular a quantidade de óleo e sal utilizado. Além disso, não vai mais nada! Nada de aromatizantes e vários tipo de gordura, só um fio de óleo e um salzinho a gosto. Bom, mas provavelmente você está aqui para saber a respeito da reciclabilidade daquele saco engordurado que resta depois de consumir a pipoca…

O saco da pipoca de microondas é reciclável?

Sim! Ele é reciclável! Ele é feito de papel e, por isso, é reciclável.

Mas ele fica todo engordurado, não tem aquela história de separar em resíduos úmidos e secos?

 

Apesar de o saco da pipoca de microondas ficar todo engordurado, ele continua sendo reciclável e quando chega nas cooperativas, ele é reciclado também. O problema de continuar consumindo esse tipo de pipoca, é a quantidade de lixo que se gera. Cada pacote de pipoca contém uma embalagem plástica que reveste o saco de papel. Esse pacotinho plástico não é reciclado.

Ele é chamado de BOPP flexível e constitui praticamente todas as embalagens plásticas que são finas e fazem barulhinho quando você amassa. Como essas embalagens de BOPP flexível são extremamente leves, acaba não sendo rentável para as cooperativas e para os recicladores finais reciclarem. Então elas viram rejeito e vão para o aterro, junto com o lixo comum e outros resíduos recicláveis mas que também não são reciclados. Além disso, vale lembrar que nem todos os bairros de todas as cidades possuem coleta seletiva. Isso quer dizer que todos os resíduos dali vão direto para o aterro, para se decompor ao longo de alguns anos e, enquanto isso, prejudicar a vida de pessoas, animais e plantas da região.

O saco da pipoca de microondas é reciclável?

A solução

Reduzir seu lixo não é tão difícil assim! Você pode fazer pipoca de panela, que é muito mais saudável e gera menos lixo. Cada saquinho de 500g de milho para pipoca rende por volta de 5 panelas ou 5 sacos de microondas. Isso  quer dizer que para 1 embalagem de pipoca de panela, você utilizaria 10 embalagens se fosse de microondas (contando a embalagem plástica e a de papel). Além da redução dos impactos ambientais, você também reduz seus gastos. Uma unidade da de microondas custa por volta de R$2,40 e uma unidade do saco de milho para pipoca 500g custa em torno de R$3,40, sendo que este rende aproximadamente 5 vezes mais. Se na sua cidade tiver mercado a granel, você ainda pode levar seu próprio pote e comprar o milho por mais barato ainda e sem gerar nenhum resíduo!

Hummmmm! UIA!

 

Viu como é simples, fácil e barato ser mais sustentável?

😉 ♻️

Veja mais dicas como essa aqui!

Quer saber dicas de sustentabilidade para empresas? Vem aqui!

Descubra quem é o selo eureciclo e o que nós fazemos além da conscientização!