5 dicas para um Natal Desperdício Zero

5 dicas para um Natal Desperdício Zero

Embrulhos de presente são lindos, coloridos, brilhantes… Mas já pensou para onde tudo isso vai? Aqui daremos algumas dicas para você ter um Natal desperdício zero.

Os embrulhos de presente não são reciclados e nem recicláveis, porque são feitos de uma mistura de plástico e metal, muito difícil de ser separada e reciclada. Uma alternativa seriam os embrulhos de papel, mas mesmo estes produzem uma quantidade enorme de lixo e são de uso único, ou seja, depois que um presente é aberto, todo aquele papel vai direto pro lixo. Mas para presentear seus amigos, família ou companheiro(a), aqui vão algumas dicas para reduzir o lixo gerado pelos presentes e ter um natal desperdício zero.

1) Repense o ato de presentear

Você vai dar um presente porque você realmente quer deixá-la feliz ou porque você “precisa” fazer isso? Presenteie apenas pessoas que você QUER presentear. Além disso, pense em coisas que elas realmente precisam ou que seriam importantes para elas.

2) Dê experiências

Seu presente não precisa ser físico, ou seja, um objeto palpável. Você pode dar uma experiência, como um dia de spa, uma massagem, um ingresso para um evento bacana, um jantar em restaurante que a pessoa vai gostar e outras coisas do tipo. Uma experiência pode trazer muito mais valor e ser mais memorável do que um objeto, além de não precisar de embrulhos!

3) Dê seu presente em uma ecobag ou tecido

Natal Desperdício Zero: presente embrulhado em tecido

 

Para um natal desperdício zero temos que pensar em várias opções. Então se seu presente for físico, você pode dá-lo dentro de uma ecobag! Fica super charmoso e a pessoa pode utilizar depois. Outra dica é usar tecidos que podem ser utilizados como guardanapos, lenços ou pano. Existem várias estampas bonitas e também não vai gerar lixo.

4) Dê uma planta

Às vezes uma pessoa ainda não tem uma hortinha porque nunca nem pensou nisso. Você pode dar um vasinho com uma muda de tempero, erva ou até mesmo uma flor que você ache bonita.

5) Presenteie com coisas que você mesmo(a) fez

Você pode cozinhar biscoitinho e colocá-los dentro de um pote de vidro, fica super bonito e é uma delícia! Se você souber costurar ou fazer objetos artesanais, eles também são uma ótima ideia.

E aí, não é tão difícil assim reduzir o lixo no Natal, né?

Participe e compartilhe o seu #NatalDesperdícioZero através da hashtag!

 

Veja dicas para fazer uma festa lixo zero