Conheça as iniciativas verdes das Olimpíadas de Tóquio e que podem ser inspiração para os Jogos de Paris em 2024

Infelizmente os Jogos Olímpicos 2020 de Tóquio chegaram ao fim, mas não podemos deixar de lembrar e destacar as iniciativas que fizeram parte desta edição que se consagrou como uma das mais sustentáveis da história.

Além de promover a união do mundo por meio do esporte, os Jogos de 2020 enfrentaram o adiamento por causa da pandemia e ainda assim, conseguiram fazer bonito este ano, tanto no esporte como também nas questões ambientais.

Vamos conhecer um pouco quais foram as principais iniciativas sustentáveis implementadas pela organização dos jogos e que, com certeza, farão a diferença e servirão de modelo para outras competições esportivas e para a próxima edição das Olimpíadas de Paris em 2024. Aliás, os organizadores dos próximos jogos já anunciaram que Paris pretende ter as Olimpíadas mais sustentáveis de todos os tempos. Por aqui já estamos de olho para contar tudo pra vocês!

 

Iniciativa verde Tóquio 2020: Medalhas

Imagem: Divulgação COI

Símbolo máximo da conquista em qualquer modalidade esportiva, as medalhas desta Olimpíada foram diferentes por terem sido forjadas com metal reciclado de pequenos eletrodomésticos sem utilidade, como celulares, laptops e câmeras digitais que foram doados pelo público. De 2017 até 2019, foram coletados 6,21 milhões desses aparelhos e deles, retirados o ouro, a prata e o bronze para confecção das medalhas. Você também pode fazer o descarte correto dos seus resíduos eletrônicos. Saiba como aqui.

 

 

Iniciativa verde Tóquio 2020: Pódio olímpico

Imagem: Divulgação COI

O local onde os vencedores comemoraram a alegria da conquista também não poderia deixar de ser pensado de maneira mais sustentável. Nesta edição, todos os pódios foram criados em impressoras 3D com plástico reciclado de rejeitos domésticos.

 

 

Iniciativa verde Tóquio 2020: Redução das emissões de CO2 

Medidas de economia de energia e a utilização de fontes renováveis, como o hidrogênio, que foi utilizado como combustível nas caldeiras da Vila Olímpica e na tocha, foram decisivas para a redução de CO2 nestes Jogos Olímpicos.

Inicialmente, mesmo com essas ações, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos estimava que as emissões de CO2 do evento poderiam alcançar 2,73 milhões de toneladas. Para nível de comparação, é mais do que a emissão de cidades como Vancouver ou Melbourne durante o ano inteiro de 2019. A ausência do público nos jogos também ajudou na queda da pegada de carbono, algo estimado em 12%, chegando a 2,4 milhões de toneladas.

Agora, com o fim das competições, empresas das cidades de Tóquio e Saitama farão a compensação ambiental por meio de créditos de carbono para que essa Olimpíada seja considerada “Carbono Zero”.

 

 

Iniciativa verde Tóquio 2020: Construções temporárias e reutilizáveis

Imagem: Divulgação COI

Para evitar a construção de obras enormes e que depois não seriam utilizadas com o fim dos jogos, esta Olimpíada privilegiou a utilização de prédios que já existiam (mais da metade das edificações utilizadas já faziam parte da cidade).

Os locais que foram construídos especialmente para o evento, como é o caso da Vila Olímpica, que recebeu os atletas de todo o mundo, com o final dos Jogos, será transformada em um complexo de apartamentos e continuará tendo parte de sua energia gerada por células de combustível de hidrogênio – uma das soluções desenvolvidas para diminuir a pegada de carbono dos jogos.

 

 

Iniciativa verde Tóquio 2020: Camas de papelão para atletas

Imagem: Divulgação COI

As camas da Vila Olímpica foram um dos principais assuntos do período, com diversos atletas publicando em suas redes sociais, gerando muita curiosidade no mundo todo.

As responsáveis por cuidar do sono e do descanso de atletas exaustos depois de suas competições e treinamentos  foram acusadas de serem frágeis. O motivo? Elas foram feitas de papelão!

Mas, ao contrário do que muitos pensavam, mesmo sendo fabricadas com material reciclado revestido de madeira, poderiam suportar até 200 kg. Além de resistente, também é uma ótima alternativa que vai possibilitar que todas as camas sejam recicladas.

Apesar de todas as polêmicas, os atletas parecem aprovar a solução. Quem sabe elas não voltam nos Jogos Olímpicos de Paris?

 

Iniciativa verde Tóquio 2020: Incentivos para melhorar a taxa de reciclagem

Com a meta inédita de reaproveitar ou reciclar 65% de todos os resíduos gerados durante o evento, a organização instalou diversos recipientes para recolher latas, papéis, garrafas e outros materiais que tiveram sua destinação correta com o objetivo de serem reciclados ou ajudar na geração de energia de biomassa.

Iniciativas super bem-vindas e muito importantes, não é mesmo?

Esperamos que essas ações e ideias se disseminem cada vez mais mundo afora e sirvam de exemplo não só nos grandes eventos, mas que possam nos ajudar a enxergar e entender a importância e urgência do assunto na atualidade.

Pois é somente por meio de nossas ações e atitudes, por menores que sejam, que conseguiremos ajudar a manter o nosso planeta equilibrado.