6 dicas para reduzir o lixo do banheiro

6 dicas para reduzir o lixo de banheiro

Já pensou em levar a sustentabilidade para o seu banheiro? Descubra como substituir alguns itens e reduzir a quantidade gerada de lixo de banheiro.

1.Algodão

Usamos algodão pra quase tudo: limpar o rosto, tirar a maquiagem, limpar ferimentos e outras coisas. O problema, é que os algodões convencionais que utilizamos são quimicamente  tratados e levam mais tempo para se decompor no meio ambiente, fora que eles vêm embalados em plástico, que é péssimo para o meio ambinte.

Substituído por: discos de crochê laváveis.

2.Cotonetes

Os cotonete não são recicláveis, assim como os algodões. Aquele plástico da haste também não. Estes pequeninos também são grandes geradores de lixo de banheiro.

Substituído por: dedo! Sim, os médicos não recomendam o uso de cotonetes e indicam a lavagem dos ouvido com o próprio dedo durante o banho. O nosso corpo empurra naturalmente a cera para a área mais externa na orelha e é isso que você deve limpar.

3.Lenços de papel

Sejam os pacotes nas bolsas e mochilas, ou as caixas no banheiro. Os lenços de papel geralmente são coisas sobre as quais quase nunca nos questionamos.

Substituído por: lenços de tecido, são super charmosos e não produzem lixo!

Para reduzir o lixo de banheiro, opte por esfoliantes naturais, sabão e shampoos em barra

4.Esfoliantes e shampoos com petrolatos e parabenos

Sim, é bom esfoliar a pele com um gel geladinho e docinho, mas quando você olha a para a sua composição, é de chorar. Largue os potes plásticos e diga “olá” para os cosméticos sólidos.

Substituído por: sabão e shampoo em barra.

5.Esmalte

A composição dos esmaltes de unha chegam até a dar calafrios! E quanto à acetona?! Será que você realmente precisa pintar as unhas?

Substituído por: nada! Viva as unhas naturais!

6.Absorventes

Os absorventes (internos ou não) são feitos com algodão quimicamente tratado, assim como os cotonetes citados anteriormente. Por isso, não são recicláveis e geram um monte de lixo com alto potencial de contaminação por causa do sangue. Eles vão direto para o aterro, onde estarão em contato direto com a natureza e os habitantes locais. Existem alternativas muito práticas e sustentáveis, como é o caso dos coletores menstruais e absorventes de tecido (veja mais sobre isso aqui).

Substituído por: Coletor mentrual ou absorvente de tecido