Todos os anos temos a Black Friday: um dia inteiro em específico é reservado para comprar e consumir. Já parou para pensar o que isso traz?
O ato de consumir foi intensificado durante a Revolução Industrial, quando foi possível produzir bens – principalmente tecido – em uma grande quantidade e com baixo custo de produção. Ao longo das gerações, cada vez mais cartazes publicitários eram impressos, anúncios em rádio, depois propagandas em televisões e agora até na internet. A todo momento estamos sujeitos a diversos tipos de estímulos para o consumo e tem se tornado cada vez mais fácil fazer isso. De alguns pontos de vista, isso pode não parecer tão ruim: com isso mais produtos tornaram-se mais acessíveis pra muitas pessoas – mas ainda tem muita gente excluída desse número.
O problema desse consumo intenso é que, muitas vezes, nem pensamos no “como” aquilo foi produzido. Tudo – TUDINHO – precisa de recursos naturais para ser produzido. Só que como tudo que é bom acaba: é, esses recursos naturais (água, minério, solo, plantas, etc) também acabam.
– Ah, mas isso vai demorarrrrr…… Até lá eu nem vou tá vivo(a) mesmo…
Bem, talvez você esteja sim. Não é tão distante quanto parece. Estudos feitos pelo Ellen McArthur Foundation estimaram que em 2050 terá mais plástico do que peixe nos oceanos se o descarte incorreto continuar nas mesmas proporções de hoje. Além disso, algumas espécies de peixes correm grande risco de extinção por causa da pesca predatória, como o atum, o badejo-tigre e o cação-viola. Outra consequência do abuso humano sobre o meio ambiente advém da indústria têxtil (aquela que citei na abertura do post). Para produzir 1kg de tecido são necessários 150 litros de água, sendo que 88% de toda essa água utilizada é descartado e os outros 12% são perdidos pela evaporação. Ou seja, uma empresa que produz 600kg de roupa por mês, gasta mais de 1 milhão de litros de água por ano. Deu pra ter uma ideia do problemão?
A famosa Black Friday
Todos esses problemas são crônicos, ou seja, vêm acontecendo desde muito muito muito tempo e não temos grandes previsões para o fim disso. O que acontece na Black Friday é que são 24h reservadas para consumir desenfreadamente coisas que provavelmente não são essenciais para sua existência. As pessoas dormem na frente de lojas esperando para serem as primeiras a entrar, as primeiras a comprar. O gráfico abaixo foi retirado do portal G1 e mostra as expectativas dos varejistas antes da Black Friday de 2016 e aqui você pode ver que, em linhas gerais, isso praticamente se concretizou.
Para ter um crescimento de 17% nas vendas em apenas um dia é preciso vender MUITO: muitas roupas, eletrônicos, alimentos, utensílios domésticos, sapatos, etc… E tudo isso impacta no meio ambiente – pra caramba!
O que você pode fazer
Por isso, queremos propor uma outra concepção para esse dia. A Green Friday! Em vez de comprar desenfreadamente nesta Black Friday, você pode começar refletindo e mudando alguns de seus hábitos. Assim, você pode contribuir com o planeta!
No ano passado a Insecta Shoes, por exemplo, fez uma listinha maravilhosa de pequenas mudanças pra você começar agora mesmo. Aqui vamos te indicar algumas dessas ideais e outras bem legais também!
- Plante algo: pode ser uma florzinha, ervas para um chá ou até mesmo frutinhas! Já pensou que legal comer da própria hortinha?!
- Encontre algo que faça você se conectar com você mesmo: ler, meditar, correr, pintar, tocar algum instrumento. Aproveite esse dia para passar em paz.
- Separe seu lixo: se você já faz isso, continue! Se você ainda não sabe como fazer isso muito bem, aqui tem algumas dicas legais pra você não ficar com dúvidas. É bem fácil, só separa o reciclável (seco e limpo), do orgânico e do lixinho do banheiro 🙂
- Diminua o uso de plástico: você pode recusar copos plásticos, canudos e talheres descartáveis e outras coisas. Aqui tem várias dicas fáceis pra isso.
- Doe: você tem roupas que não usa mais? Objetos que estão parados aí na sua casa há anos? Doe! Alguém com certeza precisa deles 😉
- Pense antes de comprar: será que você realmente precisa disso? Você já não tem algo que exerce a mesma função em casa? Por que você tem que comprar isso?
- Se for comprar, compre de empresas mais conscientes: opte por empresas que não realizam testes em animais, que possuem certificado de uso adequado dos recursos naturais ou que reciclam. É importante cobrar atitudes sustentáveis das empresas também.
- Ajude seus amigos a mudar também! Muitas pessoas acham que a mudança delas não vai ajudar em nada. Mas cada pequena mudança ajuda muito. Conte para os seus amigos e conhecidos como não é tão difícil assim diminuir seu impacto sobre o meio ambiente.
Boa Green Friday e bom consumo consciente!
SPOILER: o selo eureciclo também vai participar da Green Friday incentivando as empresas a se tornarem mais sustentáveis, fique de olho! 👀
Se você gostou do post mas ainda não entendeu quem somos e o que fazemos, dá uma olhadinha aqui!