Por que a Black Friday é um problema

Por que a Black Friday é um problema e você deve pensar nisso?

Todos os anos temos a Black Friday: um dia inteiro em específico é reservado para comprar e consumir. Já parou para pensar o que isso traz?

O ato de consumir foi intensificado durante a Revolução Industrial, quando foi possível produzir bens – principalmente tecido – em uma grande quantidade e com baixo custo de produção. Ao longo das gerações, cada vez mais cartazes publicitários eram impressos, anúncios em rádio, depois propagandas em televisões e agora até na internet. A todo momento estamos sujeitos a diversos tipos de estímulos para o consumo e tem se tornado cada vez mais fácil fazer isso. De alguns pontos de vista, isso pode não parecer tão ruim: com isso mais produtos tornaram-se mais acessíveis pra muitas pessoas – mas ainda tem muita gente excluída desse número.

O problema desse consumo intenso é que, muitas vezes, nem pensamos no “como” aquilo foi produzido. Tudo – TUDINHO – precisa de recursos naturais para ser produzido. Só que como tudo que é bom acaba: é, esses recursos naturais (água, minério, solo, plantas, etc) também acabam.

– Ah, mas isso vai demorarrrrr…… Até lá eu nem vou tá vivo(a) mesmo…

Dãaar!

Bem, talvez você esteja sim. Não é tão distante quanto parece. Estudos feitos pelo Ellen McArthur Foundation estimaram que em 2050 terá mais plástico do que peixe nos oceanos se o descarte incorreto continuar nas mesmas proporções de hoje. Além disso, algumas espécies de peixes correm grande risco de extinção por causa da pesca predatória, como o atum, o badejo-tigre e o cação-viola. Outra consequência do abuso humano sobre o meio ambiente advém da indústria têxtil (aquela que citei na abertura do post). Para produzir 1kg de tecido são necessários 150 litros de água, sendo que 88% de toda essa água utilizada é descartado e os outros 12% são perdidos pela evaporação. Ou seja, uma empresa que produz 600kg de roupa por mês, gasta mais de 1 milhão de litros de água por ano. Deu pra ter uma ideia do problemão?

A famosa Black Friday

Todos esses problemas são crônicos, ou seja, vêm acontecendo desde muito muito muito tempo e não temos grandes previsões para o fim disso. O que acontece na Black Friday é que são 24h reservadas para consumir desenfreadamente coisas que provavelmente não são essenciais para sua existência. As pessoas dormem na frente de lojas esperando para serem as primeiras a entrar, as primeiras a comprar. O gráfico abaixo foi retirado do portal G1 e mostra as expectativas dos varejistas antes da Black Friday de 2016 e aqui você pode ver que, em linhas gerais, isso praticamente se concretizou.

Black Friday: expectativas de vendas em 2016

 

Para ter um crescimento de 17% nas vendas em apenas um dia é preciso vender MUITO: muitas roupas, eletrônicos, alimentos, utensílios domésticos, sapatos, etc… E tudo isso impacta no meio ambiente – pra caramba!

O que você pode fazer

Por isso, queremos propor uma outra concepção para esse dia. A Green Friday! Em vez de comprar desenfreadamente nesta Black Friday, você pode começar refletindo e mudando alguns de seus hábitos. Assim, você pode contribuir com o planeta!

Apresento-lhes a Green Friday

No ano passado a Insecta Shoes, por exemplo, fez uma listinha maravilhosa de pequenas mudanças pra você começar agora mesmo. Aqui vamos te indicar algumas dessas ideais e outras bem legais também!

  1. Plante algo: pode ser uma florzinha, ervas para um chá ou até mesmo frutinhas! Já pensou que legal comer da própria hortinha?!
  2. Encontre algo que faça você se conectar com você mesmo: ler, meditar, correr, pintar, tocar algum instrumento. Aproveite esse dia para passar em paz.
  3. Separe seu lixo: se você já faz isso, continue! Se você ainda não sabe como fazer isso muito bem, aqui tem algumas dicas legais pra você não ficar com dúvidas. É bem fácil, só separa o reciclável (seco e limpo), do orgânico e do lixinho do banheiro 🙂
  4. Diminua o uso de plástico: você pode recusar copos plásticos, canudos e talheres descartáveis e outras coisas. Aqui tem várias dicas fáceis pra isso.
  5. Doe: você tem roupas que não usa mais? Objetos que estão parados aí na sua casa há anos? Doe! Alguém com certeza precisa deles 😉
  6. Pense antes de comprar: será que você realmente precisa disso? Você já não tem algo que exerce a mesma função em casa? Por que você tem que comprar isso?
  7. Se for comprar, compre de empresas mais conscientes: opte por empresas que não realizam testes em animais, que possuem certificado de uso adequado dos recursos naturais ou que reciclam. É importante cobrar atitudes sustentáveis das empresas também.
  8. Ajude seus amigos a mudar também! Muitas pessoas acham que a mudança delas não vai ajudar em nada. Mas cada pequena mudança ajuda muito. Conte para os seus amigos e conhecidos como não é tão difícil assim diminuir seu impacto sobre o meio ambiente.

 

Boa Green Friday e bom consumo consciente!

SPOILER: o selo eureciclo também vai participar da Green Friday incentivando as empresas a se tornarem mais sustentáveis, fique de olho! 👀 

Se você gostou do post mas ainda não entendeu quem somos e o que fazemos, dá uma olhadinha aqui!