Junto com o crescimento das ações sustentáveis na sociedade, os selos e certificações estão ganhando espaço no mercado. Eles são aliados do consumidor, pois ajudam na decisão de compra, e das empresas, porque comunicam rapidamente alguma mensagem. Neste conteúdo vamos falar um pouco mais sobre alguns deles e por que são tão importantes.
Os consumidores querem saber
Os brasileiros estão conscientes da importância da Amazônia e acreditam que o desenvolvimento e a conservação das riquezas naturais devem andar juntos.
Em uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 98% dos entrevistados se consideram preocupados com o meio ambiente e 80% acreditam que é possível explorar de maneira inteligente os recursos da natureza, para preservá-los.
Outra pesquisa, intitulada de Vida Saudável e Sustentável 2020, do Instituto Akatu, aponta as mesmas direções. No estudo, 70% dos brasileiros entrevistados desejam que as empresas reduzam os impactos nas mudanças climáticas, 65% almejam que as empresas tenham metas para tornar o mundo melhor e quase 80% esperam que as empresas garantam que suas operações não agridam a natureza.
E você sabia que 81% dos consumidores querem que as marcas informem os seus processos produtivos? Ou seja, 8 em cada 10 pessoas estão atentas às comunicações das empresas sobre sustentabilidade!
Portanto, iniciativas como os selos, aqueles ícones impressos nas embalagens, podem atuar como uma ótima iniciativa de comunicação. Cada selo traz uma mensagem, com o objetivo de ajudar você, consumidor, a fazer uma escolha mais consciente.
As certificações ou selos que têm o foco em sustentabilidade informam como a marca está engajada em diminuir o seu impacto negativo no meio ambiente. Pode ser uma comunicação sobre evitar um processo produtivo prejudicial ao meio ambiente, utilizar materiais que não agridem a natureza ou destinar os resíduos descartados corretamente.
Vamos conhecer algumas referências do mercado?
Selos e certificações: o que eles dizem
Entre as imagens que podem estampar a embalagem, há o símbolo de Empresa B, que indica um modelo de negócio voltado para o desenvolvimento social e ambiental. Esse selo indica que o produto é de um negócio que busca ser melhor para o mundo, que equilibra propósito e lucro, considerando impactos, decisões, mão-de-obra, fornecedores, entre outros aspectos.
A estampa do Orgânico Brasil, por sua vez, garante que o produto tem, no mínimo, 95% de ingredientes orgânicos na composição. Nos outros 5%, estão insumos que cumprem as regras de produção orgânica (os agrotóxicos são proibidos).
Há também o Rainforest Alliance, voltado aos componentes agrícolas. Ele comprova o alinhamento da empresa com a sustentabilidade em agronegócios, florestas e ambientes turísticos.
Já o selo Cruelty Free, conhecido pelo seu coelhinho, certifica que o produto não realiza teste em animais.
Em relação à destinação de resíduos, há no mercado o selo eureciclo, conhecido por ser um sorriso. Ele certifica a logística reversa de embalagens descartadas após o consumo, por meio de uma tecnologia que rastreia os dados da cadeia de reciclagem.
A embalagem com esse selo informa que a marca está comprometida com o investimento na cadeia de reciclagem.
O investimento ocorre a partir de uma renda adicional repassada a cooperativas e operadores de reciclagem homologados na eureciclo, gerando um impacto positivo social.
Da mesma forma, um aspecto ambiental pode ser considerado: a destinação correta dos resíduos. No caso do Brasil, um país de dimensões continentais, o desafio aumenta devido à inviabilidade de retornar todos os resíduos pós-consumo da empresa para a própria cadeia produtiva.
22%: informa e garante que a marca promove a reciclagem de 22% da sua massa de embalagens, valor mínimo exigido pela legislação, reduzindo seu impacto no meio ambiente;
100%: informa e garante que a marca vai além da obrigação legal e compensa toda a emissão de embalagens, mitigando o impacto da sua atuação na natureza;
200%: informa e garante que a marca atua com ação regenerativa, ou seja, encaminha para a reciclagem o dobro da massa de suas embalagens, gerando impacto positivo. Para este caso, cada embalagem comercializada resulta em duas iguais recicladas;
Além disso, a eureciclo também garante que a marca apóia uma remuneração mais justa para as centrais de triagem, destinando recursos extras aos operadores e cooperativas responsáveis pela reciclagem dos materiais. Ou seja, além de comunicar o engajamento ambiental da empresa, também informa o investimento na renda de profissionais do setor.
Agora que você já conhece algumas certificações, fique atento ao olhar para a embalagem do produto que pretende comprar!
Assim você pode escolher a marca que se responsabiliza pelas suas ações e impactos. E ainda incentiva o mercado como um todo a adotar boas práticas.
Portanto, faça parte dessa jornada consciente, compartilhe o selo que as suas marcas favoritas já utilizam e inspire outras empresas a informarem o seu compromisso com o meio ambiente e a sociedade.
Vamos juntos?!