Como viver sem absorventes descartáveis? Vamos voltar ao século passado e nos esconder do mundo por causa da menstruação?! Sem escândalo, gente! Neste post vamos desvendar os tabus do coletor menstrual 😉
Que mal tem usar absorventes?
Os absorvente descartáveis são maravilhosos! Podemos correr, nadar, dançar e fazer tudo o que quisermos. De fato, eles são muito práticos e nos trouxeram uma liberdade imensurável. Mas o problema é que eles são feitos de plástico, algodão quimicamente tratado, papel, adesivo e muitas – MUITAS – embalagens. Quando menstruamos, usamos em média 12 absorventes por mês. Assumindo que nosso primeiro ciclo vem aos 12 anos e o último aos 50, seriam pelo menos 7.200 absorventes durante a vida. Todos eles não são reciclados, sequer recicláveis. Vão direto para o aterro sanitário, ou até mesmo para o esgoto se forem jogados no vaso sanitário.
Como qualquer lugar habitável, existem pessoas que vivem nos arredores do aterro e algumas trabalham neles. Os absorventes usados são extremamente não higiênicos e podem contaminar facilmente a região e os seres que lá vivem, pois são cheios de sangue. Por isso, os absorventes descartáveis não são tão maravilhosos assim… Você deve ter pensado: “Meu deus, mas que ecochata! Você quer que eu faça o quê? Fale pro meu corpo: ‘ei, você tá fazendo errado, para de sangrar aí, por favor.’(?!)”
– Calma! Você não precisa fazer isso! Existe uma alternativa muito boa, relaxa!
Apresento-lhes: coletor menstrual!
Talvez você já tenha visto fotos desses coletores menstruais, mas não tenha achado tão maravilhoso assim. Eles custam de R$45 a R$90, o que equivale a uns 6-7 meses comprando absorventes descartáveis. Só que duram muito mais: até 10 anos – dependendo de como você cuida dele. Você pode ter achado seu formato meio esquisito, mas ele funciona como um OB, só que por mais tempo. Você pode usá-lo de 8h a 12h, sem nem perceber que está menstruada e sem produzir lixo.
– Mas não é desconfortável? Ele parece meio grande…
Não, você nem lembra que está usando um coletor, que nem quando usa OB. Além disso, algumas marcas possuem tamanhos diferentes e você pode ler as recomendações para ver a qual você se adapta melhor.
– É difícil de colocar?
É só seguir as instruções de uso das marcas e de quem já usa: não coloque para cima, coloque para trás e para baixo. No final do post tem um vídeo maravis que vai te ajudar mais.
– Como eu tiro/limpo?
Quando for tirar o coletor, é só retirar o vácuo e puxar, igual você puxa a cordinha do OB. Aí é só jogar o sangue no vaso e lavar o coletor com água. Caso você não esteja em casa, é só levar uma garrafa d’água na bolsa e lavar ali mesmo na cabine do banheiro.
Observação importante – MUITO IMPORTANTE: lave as mão ANTES de fazer isso!
– Depois que eu parei de menstruar eu faço o quê?
Você deve deixar seu coletor de molho em água fervente por uns 5 minutinhos. Quando seu ciclo voltar, faça o mesmo processo antes de colocar, assim ele fica bem higienizado.
Ainda não se convenceu? A Jout Jout ajuda:
E aí, sem escândalo né? 😉
#reciclagemsemescandalo #thinkgreen