Coleta Seletiva: o que posso fazer se minha cidade ainda não tem?

Segundo dados divulgados pelo Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, da Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, em 2019, 73% das cidades brasileiras possuíam algum tipo de coleta seletiva, ou seja, 4.070 municípios contavam com alguma iniciativa neste sentido, entretanto, elas ainda não cobrem a totalidade dos municípios e ocorrem de forma incipiente. 

Mesmo os números mostrando que a maior parte das cidades brasileiras possuem algum tipo deste serviço, temos que considerar que em pleno século XXI,  27% das cidades do Brasil ainda não possuir nenhuma iniciativa de coleta seletiva é assunto muito sério!

Todos sabemos que com a coleta seletiva ajudamos a evitar que o lixo descartado contamine o solo, os lençóis freáticos, além de ruas e esgotos. Sem contar as embalagens e outros produtos que podem ser reciclados, contribuindo como fonte de renda para uma série de trabalhadores e evitando a poluição do meio ambiente.

Mas que iniciativas podemos incluir no nosso dia a dia para contribuir com nossa cidade e o meio ambiente se, no local onde resido, não existe coleta seletiva?

Até que o poder público da sua cidade se mobilize para implantar um programa de coleta seletiva que beneficie toda população, qualquer atitude individual é válida e muito importante. Por isso, separamos algumas dicas para que você faça a destinação correta do seu lixo, ajudando, assim, a sua comunidade e o meio ambiente.

1. Procure uma cooperativa na sua cidade

O primeiro passo é procurar na sua cidade alguma cooperativa de reciclagem. Hoje em dia, com a internet, é super fácil fazer uma busca rápida e se informar. Feito isso, entre em contato e busque saber que tipo de materiais eles recebem e como pode ser feita a coleta.

 

2. Recicle e reutilize o que você mesmo puder

As sobras de alimento podem virar um potente e natural adubo para suas plantinhas. Para isso, basta separá-las junto com folhas de plantas até se decomporem. Potes e garrafas de vidro podem ser reutilizados como vasos, porta-trecos ou mesmo como embalagens para guardar alimentos e bebidas, é só deixar tudo limpinho e usar a criatividade.

 

3. Verificar o que pode realmente ser reciclado

Nem todo o lixo que descartamos pode ser reciclado. Latinhas de alumínio, garrafas PET e papelão são materiais mais simples de serem reciclados.

Aparelhos eletrônicos, celulares, pilhas e baterias não são lixo comum e devem ser encaminhados para locais que recebem este tipo de material. Hoje em dia, mesmo em cidades menores, é comum que lojas de eletrodomésticos, farmácias e supermercados tenham postos de coleta para estes equipamentos.

 

4. Separe o lixo corretamente

Agora que você já sabe tudo sobre o que pode ou não ser reciclado e o que fazer caso sua cidade não tenha coleta seletiva, também é importante fazer uma triagem correta do seu lixo, para facilitar o trabalho das cooperativas que recebem estes materiais.

Papéis: podem ser guardados diretamente em sacos ou sacolas plásticas;

Metais: latas de bebidas e latinhas de comida devem ser prensadas e amassadas para facilitar o manuseio e recolhimento;

Vidros: devem ser lavados e ter as tampas retiradas;

Plásticos: é importante lavá-los para que não fique nenhum tipo de resíduo em seu interior.

 

Com todas essas informações e dicas, agora é com você! Pesquise, se informe, separe, recicle. Se cada um fizer a sua parte, por menor que pareça ser, estaremos, juntos, construindo um planeta cada vez melhor.