Projetos DIY: transforme resíduos que seriam descartados

Para termos uma vida cada vez mais saudável, temos os 6 R’s da sustentabilidade para nos guiar. Um deles, e extremamente importante, é o reutilizar. Podemos transformar os itens que temos em casa que não possuem mais utilidade em objetivos de decoração, utensílios de cozinha e muitos mais! A imaginação é literalmente o limite nesses casos.

Os projetos DIY (Do It Yourself, em inglês) ou Faça Você Mesmo, não apenas ajudam o meio ambiente, permitindo um maior tempo de vida de um objeto ou embalagem, mas também estimulam a nossa criatividade e poder artístico. 

Além disso, ressignificar o que poderia ser descartado como resíduo pode nos fazer economizar dinheiro ou até mesmo se tornar uma fonte de renda! Legal, né? 

Pensando nisso, nós da eureciclo, decidimos lançar em junho um desafio para a nossa comunidade nas redes sociais. Transformar as embalagens que carregam o nosso selo em novos itens. Recebemos diversos participantes por meio da hashtag #eureutilizo. Foi lindo de ver!

Se você perdeu, não se preocupe! Selecionamos aqui algumas ideias que compartilharam conosco para ajudar você a tornar a sua casa cada vez mais bonita, e ecologicamente correta. 

 

DIY com embalagens plásticas: comedouro e bebedouro para pássaros

Unindo diversas embalagens plásticas que tinha em casa, a @livianowatzki colocou as habilidades dela para fazer um projeto DIY incrível! O resultado? Um comedouro e bebedouro para pássaros: 

 

DIY com pote de vidro de cebola: vela nova

Todo mundo tem em casa aquele pote de vidro do molho de tomate, da cebola ou óleo de coco. Existem muitas formas de reutilizar essa embalagem em casa! A @gabrielasreis por exemplo, transformou a dela em uma vela: 

 

Você também pode transformar em um porta-tempero, por exemplo. Veja aqui como fazer um!

 

DIY com embalagem de shampoo: luminária nova

Se você utiliza shampoo ou condicionador líquido, deve acumular na sua casa diversas embalagens, certo? A @suamidmilen entrou de cabeça do desafio #eureutilizo e transformou uma embalagem numa luminária novinha. 

 

E você? O que está na sua cesta do reciclável hoje que poderia ser transformado em algo novo, inesperado e incrível? Projetos DIY são uma forma de reciclagem e ajudam o planeta ao aumentar o tempo de vida útil dos objetos. Assim você garante que esses resíduos não acabam em lugares que prejudicam a fauna e a flora. 

Se realmente não conseguir reutilizar os itens, faça o descarte correto pela coleta seletiva ou leve até os Pontos de Entrega Voluntária e cooperativas. Gostou dessas dicas? Cadastre-se em nossa newsletter e nos siga nas redes sociais!