Saiba como descartar resíduos como papel alumínio, creme dental, cápsulas de café, entre outros

Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), o brasileiro produz em média 1,52 milhão de toneladas de resíduos por semana. 

Se fizermos uma comparação entre os estados brasileiros, em 2019, São Paulo foi o estado que mais produziu, com 498 kg de resíduos sólidos por habitante. Já a população catarinense foi a que menos gerou, 257 kg de resíduos sólidos por pessoa.

Nós como cidadãos e consumidores e nossos governantes temos responsabilidade compartilhada na destinação final dos resíduos. Que tal você conhecer as iniciativas de coleta e gestão da sua região para realmente entender como reduzir o nosso impacto ambiental? Nesse processo também podemos ajudar as pessoas da nossa comunidade!

Esses números são apenas para refletirmos que todos nós, independentemente da região do país onde moramos, somos potenciais geradores de lixo. Por isso, cada vez mais, é super importante prestarmos atenção no tipo de resíduo que estamos produzindo em casa ou no escritório para que ele seja destinado para um local correto onde será reciclado e retornará de alguma forma para nosso consumo.

Para te ajudar a pensar com mais carinho sobre o quão responsável você é pelo lixo que produz e principalmente, para entender como efetuar o descarte de forma correta, montamos um guia bem bacana de como descartar de forma certa alguns itens tão comuns no nosso dia a dia:

 

Como descartar papel alumínio

Muito utilizado na cozinha para embalar comida, conservar a temperatura de alimentos e até mesmo em salões de beleza para fazer mechas e reflexos nos cabelos, o papel alumínio é um item reciclável, sim!

Entretanto, antes de descartá-lo, é importante retirar os restos de comida e gordura de suas folhas, pois esses resíduos podem prejudicar o processo de reciclagem.

No caso do alumínio utilizado em salões de beleza, ele só poderá ser reciclado se for possível limpar os restos de tintura que possam ter ficado nas folhas.

 

Como descartar vidro quebrado

Copos e garrafas de vidro quebrado também podem ser totalmente reciclados, mas é importante alguns cuidados. 

Coloque os cacos de vidro em uma caixa de papelão ou em uma garrafa pet cortada ao meio. Vede bem com uma fita adesiva e identifique o conteúdo pelo lado de fora para que quem o colete saiba e não se acidente ao manusear o material.

 

Como descartar caixas de pizza

Humm, quem aí não ama uma boa pizza? Mas depois que a comilança acaba, onde jogamos as caixas, no lixo comum ou no reciclável? Aposto que é a dúvida de muita gente!

As caixas de pizza usadas vão para o lixo reciclável, pois é possível remover a camada de sujeira do papelão e fazer a reciclagem. 

A gordura não inviabiliza o processo de reciclagem, mas após o processo, elas não podem ser mais utilizadas para armazenar alimentos, pois a gordura reduz a permeabilidade do papel e faz com que a versão reciclada final fique mais fraca.

Ainda assim, caixas de pizza engorduradas podem virar caixa de papelão de uso genérico.

Se a caixa estiver com muita gordura, dê uma limpadinha no excesso e deixe secar antes de descartar, ok? Outra opção é colocar na composteira a parte de cima, ou seja, a sem gordura, da embalagem da pizza. Legal, né?

 

Como descartar tubos de creme dental

Algumas empresas realizam o trabalho de reciclagem das embalagens de pasta de dente, então, elas sempre devem ir para o lixo reciclável e não para o lixo do banheiro.

Antes de descartá-las, tente retirar o máximo de produto possível de dentro do tubo para que não contamine a água do local onde ocorrerá o tratamento; descarte sempre com tampa, pois isso ajudará ainda mais a não contaminação e dobre o tubinho para ocupar menos espaço.

Caso prefira eliminar esse resíduo na sua vida, confira aqui receitas de como fazer pastas de dentes em casa!

 

Como descartar cápsulas de café

Classificadas como plástico do tipo PP, as cápsulas de café usadas também podem ser 100% recicladas. Entretanto, como muitas cooperativas ainda não conseguem fazer a comercialização do material com facilidade, o ideal é encaminhar as cápsulas para os programas de reciclagem dos próprios fabricantes.

Se não for possível, não tem problema em descartá-las no lixo reciclável, pois há chances sim de que elas sejam encaminhadas para a reciclagem. ⁠Mas lembre-se de separá-las e identificá-las do restante do lixo reciclável ao fazer o descarte.

 

Como descartar lâmpadas

Infelizmente, as lâmpadas incandescentes não são recicláveis. O que explica isso é que a composição do seu vidro contém pequenas partículas de metal, o que torna o processo de separação muito complicado.

Já com as lâmpadas fluorescentes, é tudo diferente. Além de serem muito mais econômicas, elas são recicláveis e pode-se aproveitar 98% dos materiais que as compõe! ⁠

Detalhe importante: por conterem componentes químicos que podem causar danos ao meio ambiente e aos seres humanos, as lâmpadas são consideradas lixo tóxico. Por causa disso, o descarte correto é feito em locais específicos, onde elas serão descontaminadas e encaminhadas para a reciclagem.

Se a lâmpada estiver quebrada, é importante isolar o material em uma garrafa pet ou caixa de papelão antes de descartar para não machucar ninguém!

Hoje em dia, você consegue encontrar facilmente pontos de descarte em farmácias e supermercados. Veja aqui alguns na Grande São Paulo, por exemplo

 

Como descartar embalagens cartonadas

As famosas caixinhas de leite e suco também são recicláveis, apesar de muita gente achar que não por serem compostas por multicamadas feitas de papel, alumínio e plástico.  Antes de jogá-las no lixo dos produtos recicláveis, dê uma lavadinha rápida e deixe secar. Para facilitar a limpeza e ocupar menos espaço, é só abri-las com uma tesoura.

 

Como descartar óleo de cozinha

Nada de jogar o óleo de cozinha usado na pia ou no bueiro das ruas, hein! Além de acumular no encanamento, entupindo a rede de esgoto, o óleo é um grande contaminante para os rios, mares e os ecossistemas aquáticos.

O correto a se fazer é guardar o óleo sujo em garrafas pet e encaminhar para o descarte correto.

Numa busca rápida pela internet, é possível saber quais empresas e locais na sua cidade recebem o óleo de cozinha usado. Você pode até mesmo conversar com os colaboradores do seu condomínio ou vizinhos para checar se eles conhecem alguém que coleta esses itens.

Gostaram das dicas? É claro que aqui colocamos apenas alguns produtos e dúvidas sobre o descarte correto de outros produtos e materiais que podem surgir no seu dia a dia.

Para saber mais sobre tudo que envolve a cadeia de reciclagem, que tal nos acompanhar lá no Instagram, hein? O endereço é bem fácil: @seloeureciclo 

Você também pode assinar a nossa newsletter aqui no rodapé do site. Te espero lá!