[QuartaSemEscândalo] Canudos de plástico por um mundo melhor?

É muito simples, é só RECUSAR o canudo plástico na próxima vez que te oferecerem junto com sua bebida. Só nos EUA são consumidos 500 milhões de canudos POR DIA! Dá pra dar duas voltas e meia na Terra.

Mas uma coisa tão pequena e leve não pode fazer tanto mal

 

Só com os números de consumo nos EUA é estimado um volume de mais de 400 mil toneladas de canudos de plástico. E o pior, o fato dele ser pequeno e leve faz com que seja ainda mais improvável que ele vá ser reciclado. Aumentando, e muito, a chance dele acabar no meio ambiente. Lembrando que já foram produzidos mais de 8,5 bilhões de toneladas de plástico desde 1950 e cerca de 60% de todo esse plástico foi parar em aterros, lixões ou no meio ambiente. Pense bem quando for usar descartáveis como: copos, talheres ou sacolas plásticas.

Esses materiais leves e pequenos, quando vão parar no mar se tornam um grande perigo para a vida marinha. Em 2015 um vídeo mostrando uma tartaruga que tinha um canudo no nariz viralizou com imagens bem fortes. E quando o canudo é picotado ou sofre alguma decomposição, ele é ainda mais maléfico para os nossos amigos marítimos que confundem os pequenos pedaços de plástico com comida. E vamos lembrar como funciona a cadeia alimentar, muitos de nós estamos comendo indiretamente esse plástico todo. Nada agradável, não é mesmo?

 

Mas ele é muito necessário! Ou não?!

– Eu preciso usar canudo por higiene.

Historicamente houveram diversas doenças que foram passadas pela falta de higienização de copos, latas e garrafas. Mas o mundo evoluiu, inclusive no Brasil. E se você ainda não se sentir confiante na higiene do lugar, acho melhor procurar outro lugar para comprar sua bebida. 

Carregar uma garrafinha reutilizável com água também pode te ajudar a não comprar bebidas por impulso.

– Mas eu não peço canudos de plástico, eles já vêm junto.

RECUSE! E aproveite e dê uma bronca no vendedor, dizendo que ele só deve dar canudo para quem pedir. Conta pra ele que assim ele ainda vai economizar uma grana. 😉

– Ah, mas não tem como beber água de coco sem canudo.

É, realmente aí fica um pouco difícil. Já vi gente tentando e não pega bem ficar todo babado no meio do parque. O ideal seria tirar a água do coco e colocar em um copo de vidro para tomar. Essa é uma das pouquíssimas situações que ele realmente ajuda em algo. Mas lembre-se que existem opções, como canudos reutilizáveis de vidro, alumínio e bambu que você pode sempre levar na bolsa ou na mochila pra usar quando for necessário!

 

Você não precisa lutar sozinho


A Lonely Whale, ONG de preservação da vida marinha, criou uma campanha muito boa sobre a redução do uso de canudos de plásticos descartáveis. A campanha se chama #StopSucking, suck significa chupar e também é uma gíria para “mandar mal”. Nesta campanha eles convidam pessoas famosas a admitirem no vídeo que eles suck e que é preciso mudar. No final eles convidam quem estiver assistindo a aceitar o desafio de parar de usar canudos.

 

Que tal começar essa mudança e desafiar seus amigos e familiares a se juntarem nesta luta? Compartilhe este post com as hashtags #GuerraContraOsCanudos e #QuartaSemEscandalo e faça parte dessa mudança!