Fitas e flores para a decoração de uma festa lixo zero

9 dicas para fazer uma festa sem lixo

Tá chegando o seu aniversário ou de alguém muito especial e você está louca(o) para fazer uma festinha?! Eba! Já pensou em como reduzir ao máximo o lixo produzido na organização do evento? Dá pra fazer uma super festa sem lixo e sem escândalo! Dá uma olhada aqui nas dicas!

 

#partiu festa lixo zero
E não esqueça de nos convidar para a festinha!

Dicas para uma festa sem lixo

 

  1. Esqueça os balões!

Utilize fitas coloridas que podem ser reutilizadas ao longo dos anos. Elas são lindas e dão muita vida para o ambiente. Uma decoração feita com artigos artesanais ou reutilizados dá um toque especial à festa.

Festa sem lixo: decoração

 

  1. Use copos, pratos e talheres reutilizáveis 

Peça a familiares e amigos para emprestar-lhe alguns extras se precisar. Assim, você economiza dinheiro e não gera uma montanha de lixo ao final da festa. Quanto aos guardanapos, mesmo que precisem ser lavados, os de tecido são sempre a melhor opção!

 

  1. Peça a seus convidados que reduzam a embalagem e os cartões que compram

A quantidade de lixo produzido pelos convidados é surpreendente. Para embrulhar um presente basta uma folha e um laço, de preferência celofane porque é reciclável.

 

Festa sem lixo: embalagens de presentes

 

  1. Não perca tempo e dinheiro em saquinhos de lembrancinhas

A maioria das “lembrancinhas” são lixo plástico que acabam indo para o aterro sanitário, como balas, pirulitos e chocolates. Em vez disso, dê aos seus convidados um pedaço de bolo para levar para casa. Se quiser algo mais elaborado, dê uma semente e um vasinho para seus convidados plantarem em casa. Vai ser muito mais original!

 

  1. Não exagere na comida da festa

Calcule o número de pessoas que irá e a quantidade de comida suficiente. Na dúvida, é melhor estimar um pouco para baixo do que um monte para cima, pois as sobras muitas vezes acabam indo para o lixo e geram desperdício. Lembre-se que muitas crianças começam a comer um prato, mas não terminam. Uma boa ideia é fazer poucas quantidades de pratos variados. Por fim, caso tenha que comprar ingredientes nos supermercados, opte por aqueles com embalagens recicláveis e, de preferência, com o selo eureciclo.

 

  1. Evite festas fora de casa

Sim, será livre de resíduos para você, mas o lixo produzido por uma festa fora de sua casa é enorme. Se você quiser fazer mesmo assim, prefira um piquenique em um parque. É uma opção divertida e, com um bom planejamento, pode ser sem lixo também!

 

  1. Mantenha a festa simples

Evite festas temáticas sempre que possível – os enfeites de isopor são de uso único, custam uma pequena fortuna e acabam em um aterro sanitário. Se você quer um tema, então foque em um esquema de cores ou tente utilizar coisas que você já possui em casa, como pelúcias, flores, fitas ou artigos artesanais.

 

  1. Reutilize velas de festas anteriores

As velas em um bolo são o centro da atenção por alguns segundos. Depois que elas são acesas, ainda têm muita vida nelas. Reaproveite-as em outras ocasiões!

 

  1. Compre ou faça jogos que possam ser reutilizados

Reutilize brinquedos, embalagens de leite, caixas e outras coisas para fazer brincadeiras e gincanas. A criançada vai amar! Além disso, você pode guardá-los para usar de novo no ano que vem em uma nova brincadeira!

 

Lembre-se de deixar as lixeiras de resíduos orgânicos e recicláveis separadas e à vista para materiais que tenham que ser descartados! Assim você consegue fazer uma festa sem lixo do começo ao fim, e comemora sem preocupações!

Gostou das dicas? Fique sempre por dentro do que estamos fazendo!

 

Quero mais reciclagem sem escândalo