4 dicas para o seu cachorro/gato ser mais sustentável

Quando se pensa em sustentabilidade, é comum pensar em como mudar os nosso hábitos. Mas os nossos bichinhos também podem viver de forma mais sustentável! Veja aqui algumas dicas.

1.Dê uma alimentação natural

Muitas pesquisas já sugerem que alimentos mais industrializados contêm mais substâncias químicas, que são prejudiciais à vida dos nossos queridos animais. Dá pra dar uma alimentação mais saudável e natural para eles, atingindo as mesmas quantidades de nutrientes que rações convencionais. Há diversas receitas e especificações de nutrientes para cada tipo de animal, você pode procurar as mais adequadas para o seu animal.

Algumas marcas, tendo isso como preocupação, fazem alimentos e rações naturais, de acordo com as necessidades de cada bichinho, como a Dr. Stanley, Pet Chef e Natural Kingdom. Além de se preocuparem com a saúde deles, essas marcas também se preocupam com o meio ambiente e fazem a compensação ambiental de suas embalagens com o Selo eureciclo.

Por fim, lembre-se sempre de consultar um veterinário ou especialista e verificar as recomendações. Alguns alimentos podem ser tóxicos pra eles e o que mais queremos é a saúde deles e do meio ambiente, né?

2.Recolha o cocô de forma sustentável

“Como recolher o cocô do meu animalzinho sem usar sacolinhas?”

Esta dúvida é realmente muito frequente e quando pensamos rapidamente, parecemos não encontrar uma solução…

Para ser sustentável até na hora de recolher o cocô do seu cachorro, você pode utilizar sacolas especiais biodegradáveis, sacos de pão, jornal ou papelão. Estes materiais possuem um tempo de decomposição muito menor do que o plástico comum. Outra alternativa, melhor ainda, é usar folhas grandes que caem das árvores. É só ficar de olho, pegar algumas e levar quando for passear com ele.

Já no caso dos gatos, existem areias especiais que podem ser descartadas pelo vaso sanitário. Se você quiser saber mais ainda sobre o assunto, temos um post exclusivo dedicado a isso – bem aqui!

3.Faça brinquedos com materiais reutilizados

Que tal pegar aquela garrafa PET vazia, lavar e fazer um brinquedo super legal pro seu amiguinho? É muito fácil e eles costumam adorar!

É só fazer 5 furos pequenos e espalhados ao redor da garrafa e colocar a ração/biscoito dentro. Lembre-se que os furos devem ser maior que o tamanho da ração, pois a ideia é que o seu animal role a garrafa até conseguir pegar a comida. Veja aqui o tutorial completo.

4.Dê banho com produtos naturais

Os cosméticos/produtos de beleza de animais impactam o meio ambiente da mesma maneira que os nossos. Eles possuem, muitas vezes, substâncias agressivas para a pele o meio ambiente. Além disso, vêm em embalagens de plástico opaco, que são de difícil reciclabilidade. Como alternativa, você pode utilizar sabonetes naturais em barras, ou fazer o seu próprio. É muito importante, também, consultar veterinários para saber quantas vezes é preciso dar banho no seu bichinho e quais substâncias não são prejudiciais. Economizar água é sempre bom, independente do que esteja fazendo!